Hoje nas notícias: Adicional ao ISP, Benfica e pneumonia

  • ECO
  • 27 Outubro 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O eventual chumbo da proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2022 continua a preencher as manchetes dos jornais, com o Presidente da República a tentar evitar um cenário de eleições antecipadas. Ora, se acontecer, o adicional ao ISP deixará de estar em vigor. Além desta notícia, destaque para o Ministério Público, que continua a apertar o cerco a Luís Filipe Vieira.

Adicional ao ISP, contribuição da banca e CESE caem com chumbo ao OE

O adicional ao ISP, a contribuição sobre o setor bancário e a contribuição extraordinária sobre o setor energético (CESE) são algumas das medidas que deixam automaticamente de estar em vigor caso a proposta do Governo para o Orçamento do Estado (OE) para 2022 acabe por ser chumbada no Parlamento esta quarta-feira. Estas medidas já têm algum tempo, mas só porque o Governo as renova sucessivamente através do Orçamento.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Ministros querem eleições antecipadas, mas Marcelo resiste

Os ministros querem eleições antecipadas, assegura o Correio da Manhã, mas o Presidente da República está a fazer “diligências complementares” para evitar uma crise política, como anunciou na terça-feira à noite. Marcelo Rebelo de Sousa terá telefonado ao presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, e a alguns deputados do PSD do Norte, para os tentar convencer a mudarem o sentido de voto para abstenção ou mesmo a favor. Contudo, no Governo, o cenário que já está em cima da mesa é mesmo o de eleições.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Orçamento do Estado pode sobreviver sem ser votado

Existe uma forma alternativa de a proposta de OE apresentada pelo Governo sobreviver esta quarta-feira ao crivo do Parlamento: baixar à comissão sem votação, algo que acontece inúmeras vezes no Parlamento. Para que isso funcione, neste caso, é preciso que um partido apresente um requerimento nesse sentido, no caso com autorização do Governo (porque é o Governo o autor da proposta de lei). E, para que o requerimento seja tornado eficaz, evitando-se a votação na generalidade do diploma, é preciso que seja aprovado por maioria simples. Mas o cenário já foi considerado um “não-assunto” por uma fonte ao DN.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre).

Justiça aperta o cerco a contratos de Vieira no Benfica

Dias depois da detenção de Luís Filipe Vieira, o Ministério Público e a Autoridade Tributária pediram ao Benfica elementos sobre a compra ou venda de mais 16 jogadores, num total de 19 negócios a serem investigados. Nos mandados, o Ministério Público defende que o clube terá sido lesado e que o inflacionar das comissões serviu para fazer circular dinheiro no universo do então presidente dos “encarnados”. Estão em causa negócios com craques como Jonas, Lucas Veríssimo ou Darwin Núñez.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Mais do que duplica venda de vacinas contra pneumonia

Em 2019, foram vendidas 118.944 unidades de vacinas contra a pneumonia. Em 2020, o número mais do que duplicou, tendo-se registado 290.293 unidades vendidas. Até agosto deste ano, já se venderam 47.024 unidades, mas espera-se que, até ao final do ano, esse número dispare, de acordo com dados da Associação Nacional das Farmácias (ANF).

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Adicional ao ISP, Benfica e pneumonia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião