Portugal cresce acima da média europeia no terceiro trimestre. Tem o sexto maior crescimento

O Eurostat revelou esta sexta-feira que o PIB da Zona Euro cresceu 3,7% e o da União Europeia 3,9%. O PIB português cresceu acima da média, saltando 4,2% em termos homólogos.

A economia portuguesa, que também tinha caído mais do que a média europeia, recuperou no terceiro trimestre (+4,2% em termos homólogos) a um ritmo superior à média da Zona Euro (+3,7%) e da União Europeia (+3,9%). Os dados foram divulgados esta sexta-feira pelo Eurostat que também revela os crescimentos do PIB de 11 Estados-membros entre julho e setembro: Portugal tem o sexto maior crescimento homólogo.

Já em cadeia, ou seja, comparando o terceiro trimestre com o segundo, o PIB da Zona Euro cresceu 2,2% e o da União Europeia 2,1%. Também nesta ótica Portugal figura melhor do que a média com um crescimento de 2,9%, mas é de recordar que no primeiro trimestre deste ano a economia portuguesa registou a maior queda da atividade económica da UE por causa do segundo confinamento.

Estes dados são preliminares e ainda poderão ser revistos nas próximas divulgações. No segundo trimestre deste ano, o PIB da Zona Euro tinha crescido 14,2% e o da União Europeia 13,7%. Em cadeia, o crescimento tinha sido de 2,1% e 2%, respetivamente, pelo que os valores do terceiro trimestre até representam uma ligeira aceleração.

Em termos homólogos, analisando os 11 países para os quais o Eurostat apresenta dados comparáveis, Portugal (4,2%) surge em sexto lugar. O maior crescimento homólogo é protagonizado pela Lituânia (6%), seguindo-se a Áustria (4,8%), Letónia (4,7%), Bélgica (4,7%) e Suécia (4,5%). As taxas de crescimento foram positivas nos 11 Estados-membros.

No mesmo universo de países, mas na ótica em cadeia, Portugal (2,9%) surge em terceiro lugar, apenas superado por França (3%) e Áustria (3,3%).

Fonte: Eurostat.

As próximas estimativas para o PIB do terceiro trimestre serão divulgadas a 16 de novembro pelo Eurostat e já deverão contar com mais Estados-membros, o que permitirá fazer comparações entre a retoma de cada país.

(Notícia atualizada às 10h30 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal cresce acima da média europeia no terceiro trimestre. Tem o sexto maior crescimento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião