Ondas de calor podem “derreter” 3% do PIB português até 2060

  • ECO
  • 5 Novembro 2021

Portugal arrisca perder 3% do PIB até 2060 se não tomar medidas para mitigar o aquecimento global, sendo um dos países que mais sofrerá com ondas de calor.

Dos 27 Estados-membros da União Europeia, Portugal surge em terceiro lugar quanto aos países que mais têm a perder com a ocorrência de ondas de calor. Caso não sejam tomadas medidas para travar o aquecimento global, o PIB nacional pode descer 3% até 2060, avança o Jornal de Negócios (link indisponível).

Estas conclusões constam num estudo publicado em outubro na revista NatureCommunications, e têm em conta, sobretudo, o impacto de um período prolongado de tempo excessivamente quente sobre a produtividade dos trabalhadores. Portugal está em alerta vermelho, apenas atrás do Chipre e Croácia, outros dois países do sul da Europa.

Projeta-se que as perdas económicas sejam multiplicadas por cinco em 2060, comparativamente aos danos históricos experienciados no período de 1981 a 2010“, lê-se no artigo. Estas perdas afetarão as regiões onde os danos de produtividade induzidos pelas ondas de calor “já são mais pronunciados”, acrescenta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ondas de calor podem “derreter” 3% do PIB português até 2060

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião