“Novo aeroporto não avança por incompetência e incapacidade política”, diz António Mendonça

  • ECO
  • 6 Novembro 2021

"Se continuamos com este atraso em relação ao novo aeroporto, qualquer dia não é preciso, os aviões descolam na vertical", ironiza António Mendonça, antigo ministro das Obras Públicas.

O novo aeroporto não avança “por incompetência a vários níveis, mas sobretudo por incompetência e incapacidade política. Porque é uma arma de arremesso”. Quem o diz é o antigo ministro das Obras Públicas de José Sócrates e candidato a bastonário da Ordem dos Economistas, que vai a eleições em dezembro. António Mendonça defende, em entrevista à TSF (acesso livre) que “devia haver consenso para estas coisas entre PS e PSD ou outros partidos”. “São coisas de natureza técnica e económica”, sublinha.

“Se continuamos com este atraso em relação ao novo aeroporto, qualquer dia não é preciso, os aviões descolam na vertical ou vem outra tecnologia”, ironiza o economista e professor do ISEG.

“Parece que perdemos capacidade de definição estratégica”, critica António Mendonça. “É um drama do país não termos coerência estratégica. Vem um Governo, muda tudo o que está para trás, às vezes no mesmo Governo”, acrescenta. E dá o exemplo da alta velocidade que “ficou para trás”. “Agora, timidamente, o primeiro-ministro falou com o seu homólogo espanhol no sentido de fazer a linha de alta velocidade… Andamos a adiar projetos e muitas vezes quando dizemos “há condições, vamos avançar” já está ultrapassado, porque os desafios são outros”, afirma o candidato a bastonário.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Novo aeroporto não avança por incompetência e incapacidade política”, diz António Mendonça

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião