Mais de dois mil postos de combustíveis aderem ao Autovoucher. Veja quais

O Governo anunciou que até ao momento aderiram dois terços dos postos de combustível do país ao Autovoucher, um subsídio que arranca esta quarta-feira.

Dois terços dos postos de combustível existentes no país já aderiram ao Autovoucher, cuja lista já pode consultar no portal do IVAucher, anunciou esta terça-feira o Governo. Este programa foi criado recentemente pelo Governo para dar um subsídio aos portugueses face ao aumento do preço dos combustíveis nos últimos meses. O apoio será de cinco euros por mês entre 10 de novembro e março de 2022, num total de 25 euros.

“Desde 1 de novembro, data em que os comerciantes puderam começar a aderir ao AUTOvoucher, registaram-se cerca de dois terços dos postos de abastecimento de combustíveis do Continente e Regiões Autónomas, estando já assegurada uma cobertura na esmagadora maioria dos concelhos“, lê-se no comunicado enviado pelo Ministério das Finanças às redações. Os postos aderentes deverão ter uma identificação física com um selo do Autovoucher.

Segundo um comunicado anterior do Ministério liderado por João Leão, há mais de 3.200 postos de combustíveis no país pelo que terão aderido até ao momento cerca de 2.133 postos. O Governo entrou em diálogo com as associações representativas das empresas do setor para garantir que a adesão fosse generalizada, existindo a expectativa de que o “número continue a crescer nas próximas semanas”. Segundo a lista, há postos aderentes da BP, Galp, Prio, Cepsa, Shell, Repsol e os dos supermercados.

O apoio arranca esta quarta-feira e, segundo o decreto-lei que o regulamenta, é válido nos consumos em postos de abastecimento, seja de combustível seja de jornais, tabaco ou outros produtos. Para aceder ao apoio, o consumidor tem de aderir no portal do IVAucher, caso ainda não o tenha feito, e fazer o pagamento com um cartão bancário seu, entre um dos bancos aderentes, num posto de combustível aderente, daí a necessidade de se saber quais aderiram.

“Após o primeiro consumo do mês num posto de abastecimento de combustível aderente, independentemente do seu valor, o desconto total será reembolsado na conta bancária do contribuinte, no prazo máximo de dois dias úteis”, esclarece ainda o Ministério das Finanças, assinalando que “o valor do desconto que não for utilizado num determinado mês, por um consumidor que esteja registado, transita para os meses seguintes, podendo assim os consumidores acumular saldo para utilização no futuro”.

No mesmo comunicado, o gabinete de João Leão revela que há mais de um milhão de contribuintes aderentes, apenas uma parte do número de contribuintes residentes em Portugal. Porém, desde que o Autovoucher foi anunciado a 22 de outubro, foi notório um aumento da adesão: foram mais de 330 mil a aderir desde então, segundo as Finanças, em pouco mais de duas semanas, o que poderá ser um indicador do interesse dos cidadãos neste subsídio fruto da subida do preço dos combustíveis.

Esta segunda-feira foi publicado em Diário da República o decreto-lei que regulamenta o Autovoucher no qual o Governo justifica este apoio financeiro com o aumento significativo do preço dos combustíveis e o “imperioso interesse público traduzido no apoio aos cidadãos e às famílias no quadro de uma estratégia de desenvolvimento económico e ambiental sustentável”. Porém, o Executivo deixa claro que antevê uma “previsível uma diminuição do preço da matéria-prima no curto e médio prazo”, o que ajudará a reduzir a fatura a partir dos primeiros meses de 2022.

Veja aqui a lista dos postos de combustíveis:

(Notícia atualizada às 18h41 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de dois mil postos de combustíveis aderem ao Autovoucher. Veja quais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião