Gulbenkian entrega 1 milhão de euros aos Mayors for Climate & Energy na COP26

  • Capital Verde
  • 9 Novembro 2021

O valor do prémio servirá para ajudar as cidades da África subsariana a enfrentar as alterações climáticas, de modo que possam também recuperar dos impactos económicos provocados pela pandemia.

O Prémio Gulbenkian Humanidade, no valor de 1 milhão de euros, distinguiu o projeto da maior aliança global para a liderança climática das cidades e foi entregue oficialmente, esta terça-feira ao Global Covenant of Mayors for Climate & Energy – GcoM, na COP26.

A 1.ª edição do Prémio, em 2020 distinguiu a jovem ativista Greta Thunberg, que decidiu distribuir o montante por vários projetos ambientais e humanitários.

A Global Covenant of Mayors for Climate & Energy – GCoM, é a maior aliança global para a liderança climática das cidades, sendo constituída por mais de 10.600 cidades e governos locais de 140 países, incluindo Portugal. O júri da 2ª edição do Prémio Gulbenkian para a Humanidade distinguiu o GcoM entre 113 candidatos provenientes de 48 países, pelo esforço desta aliança para promover a transição das cidades para uma economia de baixo carbono.

O montante de 1 milhão de euros do Prémio Gulbenkian, atribuído à GcoM, vai financiar projetos de grande dimensão em cinco cidades no Senegal, onde será fornecida água potável, e numa cidade nos Camarões, onde se vão desenvolver soluções de eficiência energética.

O apoio aos projetos selecionados será realizado em estreita colaboração com o Pacto de Autarcas Regional na África Subsariana, a Cooperação Internacional Alemã e o Banco Europeu de Investimento.

A atribuição do Prémio Gulbenkian para a Humanidade “não podia ser mais oportuna e apropriada, já que mais de metade da população mundial vive em áreas urbanas, sendo as cidades responsáveis por mais de 70% das emissões globais de CO2”, sublinhou o júri do Prémio.

O júri destacou, ainda, “o papel determinante dos municípios para lutar eficazmente contra as mudanças climáticas e o alcance global desta organização”, e frisou o facto de o montante do Prémio “se destinar a apoiar a sua ação concreta na criação de cidades descarbonizadas e resilientes, com um foco especial em dois projetos em África”.

Michael Bloomberg, que faz parte da presidência da GcoM juntamente com Frans Timmermans, salientou que as cidades “são a chave para vencer a batalha contra as alterações climáticas” e que “apoiando-as e ajudando-as a trabalhar em conjunto, é possível fazer muito para acelerar o progresso global”.

O responsável da GCoM afirmou, ainda, que “o valor do prémio irá, através do Global Covenant of Mayors, ajudar as cidades da África subsariana a enfrentar as alterações climáticas, de modo que possam também recuperar dos impactos económicos provocados pela pandemia”.

Apesar de já ter sido atribuído no mês passado, a entrega oficial do Prémio Gulbenkian Humanidade apenas aconteceu esta terça-feira na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, a COP26, que se realiza em Glasgow, na Escócia.

Representou o vencedor na cerimónia na COP26, Frans Timmermans, co-presidente da instituição e vice-Presidente Executivo da Comissão Europeia para o Pacto Ecológico Europeu, em nome do GCoM.

Timmermans mostrou-se “verdadeiramente honrado pela atribuição deste prestigiado prémio, que vem reconhecer o papel pioneiro das cidades na transição para uma economia com emissões zero de carbono e também a urgência em combater a crise climática em todo o mundo”

Veja aqui a entrega do Prémio:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gulbenkian entrega 1 milhão de euros aos Mayors for Climate & Energy na COP26

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião