Pestana financia-se em 29 milhões para pagar dívida que vence nos próximos meses

Grupo hoteleiro emitiu 29 milhões de euros em obrigações para pagar duas emissões que venciam em breve. Títulos têm maturidade de seis anos e taxa de juro fixa de 3,375%.

O Grupo Pestana emitiu 29 milhões de euros em obrigações a uma taxa de 3,375%, para reembolsar dois empréstimos anteriores que venciam nos próximos meses, adiantou ao ECO José Theotónio. A maioria dos títulos foi subscrita por entidades que já detinham obrigações da cadeia hoteleira.

“Tínhamos uma emissão [obrigacionista] de 15 milhões de euros a vencer agora, em dezembro, e outra a vencer para o ano. No fundo, emitimos esta agora para poder pagar as duas que vão vencer nos próximos seis meses”, explicou o CEO do Grupo Pestana, reiterando, contudo, que a empresa teria capacidade de pagar as duas emissões que vencem em breve, mas que preferiu “substituir por uma nova”, com maturidade de seis anos.

Ao todo, foram 290 obrigações com um valor unitário de 100 mil euros, num total de 29 milhões de euros. Deste total, 20 milhões de euros foram, efetivamente, compra de novos títulos e nove milhões de euros de troca dos mesmos.

Ao ECO, José Theotónio adiantou ainda que “muitas” destas obrigações foram subscritas por entidades que já detinham obrigações do Grupo Pestana e preferiram “trocar”, incluindo obrigacionistas que participaram na emissão de 60 milhões de euros em green bonds, em 2019.

Esta emissão acontece numa “boa altura”, diz o responsável. “Nesta fase de pós-férias e também pelo facto de o turismo estar a reanimar”.

O CEO da cadeia hoteleira nota que os primeiros cinco meses do ano foram “muito maus” e que, apesar de junho e julho terem “aberto um pouco”, ainda foram “meses relativamente fracos” para a hotelaria. Agosto foi, “obviamente, o melhor mês”, mas outubro foi aquele que o setor “mais se aproximou dos níveis pré-pandemia”. “Já foi um mês com cerca de 80% do que se fazia na altura pré-pandemia”, diz.

O Grupo Pestana tem atualmente apenas um hotel ainda encerrado, o Pestana Douro. Nos próximos dias deverão ser inaugurados o Pestana Tanger City Center e, até ao final do ano, o Pestana CR7 Marraquexe. Em termos de projetos futuros, destacam-se duas novas unidades em Paris e Manchester, mas que ainda não começaram a ser construídas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pestana financia-se em 29 milhões para pagar dívida que vence nos próximos meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião