5 coisas que vão marcar o dia

A Função Pública está em greve, enquanto a Fitch avalia o rating de Portugal. O INE publica o índice dos custos de trabalho.

A agência norte-americana Fitch vai pronunciar-se esta sexta-feira sobre o rating de Portugal, após a crise política, e o Instituto Nacional de Estatística (INE) atualiza a evolução do índice de custos do trabalho. Destaque ainda para o último dia do congresso nacional da hotelaria e turismo.

Fitch avalia o rating de Portugal

A Fitch vai pronunciar-se esta sexta-feira sobre o rating de Portugal, após a crise política. A agência norte-americana atribui um rating de “BBB” à dívida portuguesa. O ministro das Finanças, João Leão, já disse que não vê as agências de rating a baixarem a notação de risco de Portugal por causa da crise política. Em setembro, a Moody’s subiu o rating de Portugal para “Baa2”, a notação mais elevada desde 2011.

Como evoluiu o índice de custos do trabalho?

O Instituo Nacional de Estatística (INE) atualiza esta sexta-feira o índice dos custos de trabalho com dados relativos ao terceiro trimestre deste ano. No segundo trimestre do ano, o custo do trabalho recuou 2,4%, enquanto o número de horas trabalhadas subiu mais de 10%, período marcado pelo desconfinamento e regresso à atividade.

Função Pública em greve contra “falta de respostas” do Governo

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública vai fazer “uma grande greve” esta sexta-feira, em protesto contra a atualização salarial de 0,9% proposta pelo Governo, um valor considerado “absolutamente insuficiente” pela Frente Comum. Nos últimos 12 anos, apenas em 2020 houve aumentos para todos os trabalhadores da Administração Pública, de 0,3%, em linha com a inflação.

Último dia do congresso nacional da hotelaria e turismo

É o último dia do 32.º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, que decorre em Albufeira, no Algarve, com o tema “O Turismo tem Futuro”. Na sessão de encerramento vai estar presente Raul Martins, presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) e Rita Marques, secretária de Estado do Turismo. A sessão vai contar ainda com a intervenção do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Conferência “As Caixas Agrícola e o Sistema Bancário Português”

Esta sexta-feira decorre a conferência “As Caixas Agrícola e o Sistema Bancário Português”, organizada pelo ECO, com o apoio da Agrimútuo, da SRS e da Universidade Católica. A conferência vai contar com a participação de Mário Centeno, governador do Banco de Portugal, Vítor Bento, presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), entre muitos outros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião