Nova vaga de Covid-19 na Europa preocupa Emirates

  • ECO
  • 14 Novembro 2021

"Vejo uma quarta onda a chegar e temos várias preocupações sobre o que poderá acontecer", disse o presidente da Emirates, à margem do Dubai Air Show.

O agravamento da pandemia de coronavírus em vários países da Europa está a preocupar a Emirates, adiantou este domingo o presidente dessa transportadora aérea à CNBC (acesso livre, conteúdo em inglês), à margem do Dubai Air Show.

“Vejo uma quarta onda a chegar e temos várias preocupações sobre o que poderá acontecer“, explicou Tim Clark, indicando que, se os mercados europeus voltarem a “fechar”, será preciso desenhar uma nova estratégia de resposta. “Vamos lidar com isso. Somos muito bons em trabalhar em torno dos problemas e faremos o que temos de fazer“, acrescentou o responsável.

As transportadoras aéreas têm sido das mais castigadas pela pandemia de Covid-19, por força das restrições aplicadas à mobilidade dos cidadãos para mitigar a propagação do vírus. As companhias estavam à espera que o Dubai Air Show marcasse uma viragem para melhores tempos, mas a tendência crescente do número de infeções — que também já se sente em Portugal — está a ser uma sombra sobre esse evento.

No caso da Emirates, Tim Clark adiantou que a transportadora já está, ainda assim, a registar uma retoma significativa da procura. “Estamos a retomar com um elevado grau de robustez”, afirmou, detalhando que está, contudo, haver algumas dificuldades do lado da oferta resultante da falta de pessoal (pilotos, mas também pessoal de cabine).

Outra das dificuldades que a Emirates está a enfrentar é a escalada dos preços dos combustíveis, que é fruto do disparo da procura pós confinamentos. “Penso que temos [pela frente] 15 meses de turbulência, mas ficaremos bem”, garantiu Tim Clark.

Este mês, a Organização Mundial da Saúde indicou que a Europa está a tornar-se, mais uma vez, o centro da pandemia de coronavírus. Neste momento, a Alemanha é o país que regista a situação mais complicada, mas também a França está a verificar um disparo do número de casos. Entretanto, a Áustria impôs um novo confinamento nacional, que desta vez cobre apenas os não vacinados. E em Portugal também não se descarta um endurecimento das restrições, revelaram o Governo e as autoridades da saúde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nova vaga de Covid-19 na Europa preocupa Emirates

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião