DBRS considera timing das eleições “infeliz” e alerta para atrasos na execução do PRR

As eleições antecipadas vão atrasar o Orçamento e a execução do Plano de Recuperação e Resiliência, mas não devem ter um grande impacto na economia portuguesa, defende a DBRS.

Existe ainda alguma incerteza em torno do cenário político em Portugal, mas a DBRS prevê que não deverão existir grandes mudanças nem atrasos no Orçamento do Estado, apesar de trazer limitações na execução da bazuca europeia. A agência de rating considera que o timing das eleições para a recuperação económica de Portugal é “infeliz”, já que “atrasa a execução de reformas e investimentos relacionados com o Mecanismo de Recuperação e Resiliência da UE e interrompe o estímulo proposto no orçamento do próximo ano”. No entanto, as perspetivas de recuperação mantêm-se fortes.

Há uma “alta probabilidade de que esta eleição resultará num Governo muito parecido com o atual”, sublinha a DBRS, pelo que se espera “ampla continuidade em torno da formulação de políticas macroeconómicas”.

“A economia está em plena recuperação, a dívida pública já segue em trajetória de queda”, pelo que a DBRS Morningstar “não espera o atraso do orçamento nem quaisquer mudanças de política prováveis ​​que prejudiquem as condições de financiamento público ou alterem significativamente as projeções de défice”.

Além disso, a agência admite que a eleição vai adiar o apoio fiscal à economia, mas sublinha que a convocação de eleições antecipadas “não é uma grande preocupação do ponto de vista do crédito”.

A agência de notação financeira projeta que é pouco provável que as eleições resolvam o impasse político atual, já que o PS deverá vencer de novo sem maioria absoluta. Mesmo assim, a DBRS Morningstarpouco risco de que Portugal se afaste da abordagem “pragmática e centrista” à formulação de políticas macroeconómicas.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

DBRS considera timing das eleições “infeliz” e alerta para atrasos na execução do PRR

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião