Economia portuguesa cresceu acima da média europeia no terceiro trimestre

A economia portuguesa cresceu 2,9% face ao trimestre anterior e 4,2% em relação ao mesmo trimestre do ano passado, subidas superiores às registadas na União Europeia. Mas está a desacelerar.

A economia portuguesa cresceu mais do que a média europeia no terceiro trimestre do ano, tanto em cadeia como na comparação homóloga. O PIB de Portugal aumentou 2,9% face ao trimestre anterior, e 4,2% em relação ao mesmo trimestre do ano passado, subidas superiores às registadas na União Europeia, revelam os dados do Eurostat.

No terceiro trimestre de 2021, o PIB ajustado sazonalmente aumentou 2,2% na Zona Euro e 2,1% na UE, em comparação com o trimestre anterior, de acordo com a estimativa rápida publicada pelo gabinete de estatísticas europeu. Na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o crescimento foi de 3,7% na Zona Euro e 3,9% na UE no terceiro trimestre de 2021.

Apesar de Portugal ficar acima da média da UE e da Zona Euro no terceiro trimestre de 2021, este crescimento do PIB representa uma desaceleração, já que fica abaixo daquele registado no segundo trimestre deste ano. Nessa altura, a economia portuguesa cresceu 4,4% em cadeia e 16,1% em termos homólogos.

É de salientar que o terceiro trimestre do ano passado foi marcado pelo desconfinamento durante o verão, apesar de existirem medidas mais restritivas na zona de Lisboa. Já este ano arrancou com um novo confinamento geral, que foi seguido por um levantamento progressivo das restrições, nomeadamente com o avanço da vacinação contra a Covid-19.

Quanto à UE e Zona Euro, registou-se uma aceleração no crescimento da economia em cadeia, ou seja, face ao trimestre anterior, ao contrário de Portugal. No entanto, na comparação homóloga, o ritmo de crescimento da média comunitária também abrandou.

(Notícia atualizada às 10h42)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia portuguesa cresceu acima da média europeia no terceiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião