Adaptar Turismo: 1.061 empresas pediram 19,6 milhões em apoios ao Governo

Adaptar Turismo tem uma dotação de dez milhões de euros, mas os apoios pedidos pelas mais de mil candidaturas são o dobro.

O Governo disponibilizou cinco milhões de euros para ajudar as empresas do turismo, através do programa Adaptar, mas em poucas horas a dotação esgotou-se, levando a um reforço de mais cinco milhões de euros. Mas nem esses dez milhões de euros são suficientes para dar resposta às mais de mil empresas que se candidataram a estes apoios públicos, cujos apoios pedidos são quase o dobro das verbas disponíveis.

De acordo com dados adiantados ao ECO por fonte oficial do Ministério da Economia, nas pouco mais de 48 horas que o Adaptar Turismo esteve a receber candidaturas, foram 1.061 as empresas do setor do turismo que se candidataram.

Ao todo, estas pequenas e médias empresas pediram ao Estado 19,6 milhões de euros em apoios, adiantou a mesma fonte, um valor que representa o dobro da dotação de dez milhões de euros que o Adaptar Turismo tem.

As candidaturas ao Adaptar Turismo abriram a 21 de outubro, estando disponíveis cinco milhões de euros. Contudo, de acordo com a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), essa verba foi esgotada em poucas horas, o que levou o Governo a disponibilizar mais cinco milhões de euros para o programa.

Mas nem esses dez milhões de euros parecem suficientes para dar resposta às necessidades do setor, como mostram os números adiantados por este Ministério. Na altura em que as candidaturas abriram, a AHRESP alertou para o facto de ser “absolutamente essencial” haver um “reforço significativo” do programa.

O ECO questionou o Ministério de Siza Vieira quanto ao número de candidaturas que foram ou ainda serão aprovadas, bem como quanto às intenções do Governo em avançar com um novo reforço, mas até ao momento de publicação deste artigo não obteve qualquer resposta.

O Adaptar Turismo é destinado a micro, pequenas e médias empresas que desenvolvam atividades económicas no setor turístico, visando visa ajudar na adaptação e no investimento nos estabelecimentos. Prevê um apoio máximo de 20 mil euros a fundo perdido.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Adaptar Turismo: 1.061 empresas pediram 19,6 milhões em apoios ao Governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião