Gasóleo desce 0,6 cêntimos por litro e gasolina sobe 0,2 na última semana

  • Lusa
  • 17 Novembro 2021

Preços de referência da Entidade Nacional para o Setor Energético registaram uma redução de um cêntimo por litro e de 0,4 cts/l no gasóleo simples e na gasolina simples, respetivamente.

O preço médio de venda ao público (PMVP) do gasóleo desceu 0,6 cêntimos por litro entre 8 e 15 de novembro e o da gasolina subiu 0,2 cêntimos por litro, segundo a Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE).

De acordo com o Relatório Semanal sobre Combustíveis, publicado esta quarta-feira pela ENSE, “o PMVP desceu 0,6 cts/l [cêntimos por litro] no gasóleo simples e aumentou 0,2 cts/l na gasolina simples”, entre os dias 8 e 15 de novembro.

No mesmo período, os preços de referência da ENSE registaram uma redução de 1,0 cts/l e de 0,4 cts/l no gasóleo simples e na gasolina simples, respetivamente.

A semana de 8 a 12 de novembro ficou marcada por alguma volatilidade, reagindo, por um lado, às notícias da previsão de uma trajetória de aumento da procura global de petróleo bruto e produtos petrolíferos e, por outro, à informação divulgada no relatório mensal da OPEP”, apontou a entidade.

A semana ficou ainda marcada pela revisão em baixa da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) ao crescimento da procura global daquela matéria-prima (uma subida de 5,7 milhões de barris diários em 2021), em consequência do aumento dos preços da energia a nível global, bem como pela ameaça da Bielorrússia de bloquear o gasoduto que liga a Rússia à Europa.

“O cenário do lado da oferta do mercado refletiu estas oscilações, tendo o petróleo Brent começado a semana a valer 83,43 dólares (fecho da primeira sessão) e encerrado a sessão de 12 de novembro de 2021 a valer 82,17 dólares (uma redução de 1,26 dólares)”, sublinhou a ENSE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasóleo desce 0,6 cêntimos por litro e gasolina sobe 0,2 na última semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião