5 coisas que vão marcar o dia

É dia de os contabilistas certificados irem a votos para eleger o bastonário para os próximos quatro anos. Banca debate o futuro do setor.

As eleições na Ordem dos Contabilistas e o debate sobre o futuro da banca prometem marcar o dia desta quinta-feira. Destaque também para a publicação dos dados relativos à qualidade de vida e das contas nacionais trimestrais dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). É dia também de discutir o seguinte mote: “Com que tipo de Europa sonha?”

Ordem dos Contabilistas vai a votos

Está marcada para esta quinta-feira a votação presencial para a eleição dos órgãos sociais da Ordem dos Contabilistas Certificados, para o mandato de 2022-2025. Estão em cima da mesa duas listas: a lista A liderada por Paula Franco, atual bastonária e a lista B, encabeçada por José Araújo, que também entrou na corrida no último ato eleitoral. De acordo com a OCC, até esta quarta-feira, já tinham sido recebidos mais de 21 mil votos, o que “antecipadamente garante que esta vai ser a eleição mais participada da história” da Ordem.

Debate-se a banca do futuro

O futuro da banca estará, esta quinta-feira, em discussão, num “grande encontro”, cuja abertura estará a cargo do atual governador do Banco de Portugal (e ex-ministro das Finanças de António Costa), Mário Centeno. Participarão também Norberto Rosa, secretário-geral da Associação Portuguesa de Bancos, António Ramalho, presidente da comissão executiva do Novo Banco, João Pedro Oliveira e Costa, presidente da comissão executiva do BPI, Miguel Maya, presidente da comissão executiva do Millennium BCP, Paulo Macedo, presidente da comissão executiva da Caixa Geral de Depósitos, e Pedro Castro e Almeida, presidente da comissão executiva do Santander Portugal. O encerramento estará a cargo de António Horta Osório, presidente do conselho de administração do Crédit Suisse.

Como está a evoluir qualidade de vida?

O gabinete de estatística da União Europeia divulga, esta quinta-feira, os dados que refletem a evolução da qualidade de vida relativos a 2020. De notar que esse foi um ano marcado pela crise pandémica e, consequentemente, pela aplicação, sem precedentes, de restrições à mobilidade e à atividade económica, o que impactou a economia, mas também a vida dos europeus, tal como deverá refletir a nota do Eurostat que será divulgada esta quinta-feira.

OCDE divulga contas nacionais trimestrais

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico divulga, esta quinta-feira, as contas nacionais trimestrais, isto é, o crescimento do produto interno bruto dos vários países. Ainda na semana passada, a OCDE deu conta de que, no segundo trimestre do ano, o rendimento familiar real per capita caiu 3,8%, na média dos países que compõem esta organização. Esta evolução deverá ter sido justificada por uma “queda acentuada” no rendimento nos Estados Unidos da América.

“Com que tipo de Europa sonha?”

Arranca esta quinta-feira o semintário anual de Comunicação da Sociedade Civil promovido pelo Comité Económico e Social Europeu em colaboração com o Conselho Económico e Social de Portugal. “Com que tipo de Europa sonha?” é o mote da edição deste ano, que contará com a presença de Christa Schweng e Francisco Assis, presidentes dos órgãos referidos, respetivamente. O seminário terá três grandes painéis: um sobre a crise sanitária e o seu impacto no futuro da Europa, outro sobre o papel da UE numa economia “mais forte” e ainda um outro sobre a liberdade de imprensa na Europa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião