Hoje nas notícias: bloco central, 5G e Sporting
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Rui Rio admite que, se for a eleições e não conseguir uma maioria à direita, gostaria de negociar com o PS, abrindo a porta a um bloco central. Os jornais desta sexta-feira contam também com uma entrevista ao presidente da Anacom, que defende que o “mercado oligopolista português apresenta problemas de concorrência e de contestabilidade”. Já a secretária-geral da AHRESP diz existir uma “dificuldade enorme” em contratar. Veja estas e outras notícias que marcam as manchetes nacionais.
“Se não conseguir uma maioria à direita, era bom o PS estar aberto a negociar”, diz Rio
O atual líder do PSD defende que, se se manter no cargo e não conseguir uma maioria à direita nas eleições de 30 de janeiro, “era bom o PS estar aberto a negociar”. Para Rui Rio, o que interessa é que “o PSD ganhe as eleições”, sendo que o social-democrata acredita que é a pessoa com mais hipóteses de ganhar eleições a António Costa. No entanto, se PSD não conseguir uma maioria, admite negociar com o PS, “mas não no sentido de ir para o Governo”.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)
Mercado oligopolista português de telecomunicações tem “problemas de concorrência e de contestabilidade”
O presidente da Anacom identifica, em entrevista ao Jornal Económico, como um dos entraves ao crescimento do mercado nacional de telecomunicações o facto de este ser um “mercado de oligopólio”, com a operação de três principais empresas, o que resulta no favorecimento de um “certo equilíbrio” e, por sua vez, “desincentiva a dinâmica concorrencial”. Além disso, os preços praticados em Portugal tendem a ser “mais elevados” do que no resto da Europa, aponta João Cadete de Matos, que considera que, com a conclusão do leilão de 5G, há “condições para alterar a atual situação”.
Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).
AHRESP destaca dificuldade “enorme” em encontrar pessoas para trabalhar
A secretária-geral da AHRESP alerta para a “enorme” dificuldade do setor da hotelaria e restauração em encontrar pessoas para trabalhar, contando ainda que faltam 40 mil trabalhadores para a área. Em entrevista ao Inevitável, Ana Jacinto defendeu que é necessário “fazer com que os jovens queiram trabalhar neste setor”. “Quando vamos a um restaurante e se a comida não é espetacular, mas o serviço é estrondoso, voltamos ao espaço”, frisou.
Leia a notícia completa no Inevitável (ligação indisponível)
Sporting tenta apoio da banca para evitar falhar nova emissão de dívida
O Sporting volta ao mercado para um novo empréstimo obrigacionista, sendo que a meta do último, em 2018, ficou por atingir. Para assegurar que não fica sem liquidez, o clube leonino decidiu desta vez recorrer a um crédito intercalar, tendo também avançado com um sindicato com dez bancos para impulsionar a oferta.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
Aumento dos combustíveis faz disparar preço da carne em Portugal
Comprar carnes de bovino e de aves, sobretudo de frango e de peru, está 25% mais caro face ao período homólogo de 2020. Alguns comerciantes e fornecedores referem, até, que os preços deverão subir mais 20% até janeiro. Apenas a carne de porco mantém o mesmo preço há quatro meses, não havendo perspetivas de alteração. Esta inflação das carnes tem origem nos atrasos nas importações e aos preços elevados dos combustíveis.
Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: bloco central, 5G e Sporting
{{ noCommentsLabel }}