Mercado português tem problemas de concorrência e de contestabilidade, diz presidente da Anacom

  • ECO
  • 19 Novembro 2021

O presidente da Anacom considera que as empresas do setor das telecomunicações vão ter de se adaptar às características do mercado após o leilão de 5G, que terminou recentemente.

O presidente do conselho de administração da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), João Cadete de Matos, defende que as empresas terão de se adaptar às características do mercado português, que caracteriza como “oligopolista”.

O mercado oligopolista português apresenta problemas de concorrência e de contestabilidade, que não serão ultrapassáveis pelo livre funcionamento das forças de mercado“, apontou, em entrevista ao Jornal Económico (acesso pago). Para Cadete de Matos, é nesse sentido que se torna “importante” a intervenção do regulador, sublinhando que a Anacom tem atuado sob esses problemas “através da criação de regras no leilão 5G”, de forma a permitir a entrada de novos operadores no mercado.

Os desafios para as empresas do setor das telecomunicações começam desde logo pela resposta à estrutura criada com a entrada de novos players. “Vão ter de se adaptar às necessidades dos consumidores e à evolução tecnológica”, devendo também “continuar a investir nas redes” e a “cumprir as obrigações de cobertura que lhes foram impostas”, explicou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mercado português tem problemas de concorrência e de contestabilidade, diz presidente da Anacom

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião