Número de passageiros nos aeroportos nacionais duplica, mas continua longe de 2019

O número de passageiros a passar nos aeroportos nacionais duplicou em setembro face ao mesmo mês de 2020, mas continua significativamente abaixo dos valores de 2019.

O número médio diário de passageiros desembarcados em setembro nos aeroportos nacionais duplicou face ao registado no período homólogo de 2020, mas continua “distante” dos valores pré-pandemia, revelam as estatísticas divulgadas esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

“Em setembro de 2021 aterraram nos aeroportos nacionais 15,8 mil aeronaves em voos comerciais, correspondendo a 3,6 milhões de passageiros (embarques, desembarques e trânsitos diretos) e ao movimento de 16,8 mil toneladas de carga e correio (registando crescimentos de 46,4%, 95,8% e 35,0%, face a setembro de 2020, respetivamente”, descreve o gabinete de estatísticas.

Apesar de duplicar face a setembro de 2020, o número de passageiros que passaram nos aeroportos nacionais em setembro deste ano fica 39,3% abaixo do movimento de passageiros registado em setembro de 2019, antes da pandemia. Estes dados mostram como, apesar da retoma da economia, o setor das viagens internacionais está a demorar a recuperar.

“No mês de setembro de 2021, verificou-se uma ligeira redução face ao mês anterior, tendo-se registado o desembarque médio diário de 59 mil passageiros no conjunto dos aeroportos nacionais (60 mil em agosto), representando o dobro do registado no mês homólogo de 2020, mas ainda distante do verificado em setembro de 2019 (98 mil)”, esclarece o INE.

Fonte: Instituto Nacional de Estatística (INE).

No acumulando entre janeiro e setembro de 2021, verificava-se um aumento de 3,6% no número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais face ao período homólogo de 2020. Porém, também nesta ótica há uma queda quando a comparação é feita com 2019: houve menos 66,1% passageiros movimentados.

Entre janeiro e setembro de 2021, França foi o principal país de origem e de destino dos voos, seguindo-se, com um volume de passageiros significativamente mais reduzido, o Reino Unido e a Alemanha“, revela o INE. Nesse período, no caso de França regista-se um crescimento face a 2020, enquanto no Reino Unido e na Alemanha ainda se registam quedas.

A maioria do tráfego aéreo nos aeroportos nacionais destina-se a voos internacionais, representando mais de 75% — o resto corresponde ao tráfego nacional. Dentro do tráfego internacional, a esmagadora maioria tem origem ou destino na Europa (cerca de 70%), seguindo-se a América, África e só depois Ásia.

No que toca à carga movimentada nos aeroportos nacionais, a recuperação é mais rápida: “Entre janeiro e setembro de 2021, registou-se um aumento de 29,1% de carga e correio movimentados nos aeroportos nacionais (-31,8% em 2020)”, nota o INE, notando que face a 2019 a queda só é de 12%. Juntando todos os aeroportos, exceto Lisboa, a carga e correio movimentado até já superou os valores de 2019.

(Notícia atualizada às 11h35 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Número de passageiros nos aeroportos nacionais duplica, mas continua longe de 2019

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião