Pandemia encolhe despesas das famílias da UE em 8%

Mais de um quarto da despesa das famílias da UE foram destinadas a habitação, água, luz e outros combustíveis. Por outro lado, diminuíram os gastos com restaurantes, hotéis, vestuário e transportes.

A despesa das famílias na União Europeia (UE) caiu 8% em 2020, devido ao impacto da pandemia e das restrições impostas para travar a propagação da Covid-19 no consumo e na circulação das pessoas. Esta é a maior queda anual registada nesta série estatística, segundo revela o Eurostat esta sexta-feira.

Num ano marcado por confinamentos, atividades fechadas e limitações ao movimento, as maiores reduções nas despesas com o consumo das famílias foram registadas nos setores de restaurantes e hotéis (-38% em comparação com 2019), vestuário e calçado, transportes e recreação e cultura (todos -17%).

Gastos das famílias por tipo de consumo na UEEurostat

Por outro lado, alimentação e bebidas não alcoólicas (+ 3%) e comunicações (+ 2%) foram as categorias onde se observou um maior aumento no consumo das famílias da UE, com as pessoas a passarem mais tempo em casa.

As despesas com habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis também subiram em 2020. Na verdade, em 2020, mais de um quarto (26%) das despesas de consumo das famílias foi dedicado a esta categoria, “tornando-se o maior item de despesa doméstica da UE, à frente de alimentos e bebidas não alcoólicas (15%) e transporte (12%)”, sinaliza o Eurostat.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pandemia encolhe despesas das famílias da UE em 8%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião