Biden culpa petrolíferas pelos preços altos dos combustíveis

  • Lusa e ECO
  • 24 Novembro 2021

O presidente dos EUA voltou a responsabilizar as grandes empresas petrolíferas pelos preços elevados dos combustíveis, no rescaldo da decisão de libertar 50 milhões de barris da reserva estratégica.

O presidente dos EUA, Joe Biden, voltou a responsabilizar as grandes empresas petrolíferas pelos preços elevados dos combustíveis, enquanto o seu governo procura fazê-los baixar, quando se aproximam as viagens da época das festas de fim de ano.

“O preço da gasolina no mercado grossista caiu 10% nos últimos anos, mas o preço na ‘bomba’ não mudou um cêntimo”, afirmou Biden, na Casa Branca. “Por outras palavras, as empresas de fornecimento de gasolina pagam menos e ganham muito mais, declarou, acusando as empresas de “embolsar a diferença” entre os preços nos mercados grossista e retalhista. “É inaceitável”, classificou.

“Os preços na ‘bomba’ são demasiado elevados (…), mas vamos virar a página no início de 2022”, assegurou, por seu lado, a secretária da Energia do governo de Biden, Jennifer Granholm.

Biden ordenou o recurso às reservas estratégicas dos EUA, que são de 50 milhões de barris, e coordenação de ações neste sentido com outros grandes consumidores, como China, Índia e Japão. Contudo, antecipando um possível braço-de-ferro entre a Organização do Países Exportadores de Petróleo e aliados (OPEP+) e os grandes consumidores, os futuros dispararam nos mercados internacionais.

A iniciativa de libertação das reservas de matéria-prima, que é a de maior volume alguma vez tomada pelos EUA, segundo Granholm, visa fazer descer os preços do petróleo, que subiram 60% no último ano. “Pensamos que em dezembro o preço do galão (3,78 litros) vai descer para 3,19 dólares”, dos 3,40 dólares que apresenta em média na terça-feira nos EUA “e que vai descer mais em janeiro”, acrescentou.

Na semana passada, Biden instou a Autoridade da Concorrência (FTC, na sigla em Inglês), a examinar as causas da subida dos preços à escala nacional, afirmando que as empresas petrolíferas tinham aumentado os preços na ‘bomba’, apesar das suas despesas diminuírem e de os seus lucros subirem em flecha. “Se considerarmos as médias históricas, hoje deveríamos pagar menos 30 cêntimos a menos na ‘bomba’”, garantiu Granholm.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Biden culpa petrolíferas pelos preços altos dos combustíveis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião