Nas notícias lá fora: Covid-19, Santander e OE espanhol

  • ECO
  • 25 Novembro 2021

A UE vai propor uma validade de nove meses da vacina da Covid-19 para viagens. Espanha deverá aprovar o maior orçamento da sua história e vê o Santander no 'top 3' de lucros dos bancos europeus.

O agravamento da pandemia na Europa volta a colocar a Covid-19 nas manchetes dos jornais, agora com a proposta de Bruxelas de uma validade de nove meses das vacinas contra o coronavírus para viagens, ao mesmo tempo que surge uma nova variante da doença no Botswana. Espanha vai aprovar esta quinta-feira o maior orçamento da história do país, numa altura em que o banco Santander volta a ser o terceiro mais lucrativo entre as instituições financeiras europeias. Conheça estas e outras notícias que marcam a atualidade internacional desta quinta-feira.

Bloomberg

Vacinas deverão ter prazo de validade de nove meses para quem entra na UE

A Comissão Europeia vai propor esta quinta-feira que as vacinas contra a Covid-19 tenham um prazo de validade de nove meses para viajantes que queiram entrar na União Europeia. A notícia é avançada pela Bloomberg, o que sugere que serão necessárias doses de reforço. O Executivo comunitário vai recomendar também que, a partir de 10 de janeiro, se aceite a entrada na União Europeia de todos os viajantes vacinados com vacinas aprovadas pela Organização Mundial de Saúde.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso pago/conteúdo em inglês).

Financial Times

Espanha espera passar maior orçamento da sua história

O Parlamento espanhol deverá aprovar esta quinta-feira o maior orçamento da história do país – que inclui 27 mil milhões de euros provenientes de fundos da União Europeia -, depois de o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, ter conseguido o apoio da Esquerda Republicana da Catalunha, um partido pró-independência catalão, através de um acordo que estabelece uma quota para as línguas regionais em plataformas como a Netflix. O acordo em causa, que promete também não renovar uma sede de polícia em Barcelona, faz parte de uma série de acordos orçamentais com partidos mais pequenos.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago/conteúdo em inglês).

The Guardian

Nova variante detetada no Botswana preocupa cientistas

Uma nova variante do coronavírus, detetada pela primeira vez em 11 de novembro no Botswana, está a preocupar a comunidade científica, devido ao elevado número de mutações que apresenta. Os cientistas temem que possa causar novas vagas de Covid-19, se for capaz de contornar as defesas imunológicas do organismo.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre/conteúdo em inglês).

El Economista

Santander volta a ser o terceiro banco com mais lucro da Europa

O Banco Santander deverá voltar a ser o terceiro banco com mais lucro entre as instituições financeiras europeias, de acordo com os analistas. Isto depois de ter perdido essa posição em 2020, em resultado do impacto da pandemia de coronavírus na sua atividade. O consenso que existe agora entre os analistas é o de que, em 2021, o banco espanhol deverá atingir a marca dos 7,7 mil milhões de euros em lucro.

Leia a notícia completa no El Economista (acesso livre, conteúdo em espanhol).

The Guardian

Coreia do Sul experimenta robôs no pré-escolar para preparar futura geração para a alta tecnologia

Seul está a experimentar robôs de 24,5 centímetros como auxiliares de educação no pré-escolar. Trata-se de um projeto-piloto, implementado em 300 jardins-de-infância, que o Governo da cidade disse que ajudaria a preparar a próxima geração para um futuro de alta tecnologia. O “Alpha Mini”, como é denominado, pode dançar, cantar, contar histórias e até ensinar movimentos de kung-fu.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre/conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Covid-19, Santander e OE espanhol

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião