Nas notícias lá fora: Coronavírus, Turquia e Evergrande

Regime turco pede aos cidadãos para comerem menos. Evergrande perde ativos no futebol. Nova variante do coronavírus assusta o mundo.

A atualidade internacional é marcada pelos receios em torno de uma nova variante do coronavírus. Também são notícia as declarações polémicas do partido do regime turco acerca da inflação elevada no país.

Reuters

Ásia e Europa apertam restrições por causa da nova variante de Covid-19

Vários países asiáticos e europeus estão a reforçar as restrições de viagens após ter sido detetada uma nova variante da Covid-19 na África Austral resistente à vacina. A Comissão Europeia vai propor a suspensão dos voos a viajantes vindos de países da região, enquanto a Índia recomendou a todos os seus estados a testar e examinar rigorosamente os viajantes internacionais da África do Sul e de outros países “em risco”. O Reino Unido, Israel e Singapura proibiram voos provenientes da região.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso pago/conteúdo em inglês).

The Guardian

OMS reúne-se esta sexta-feira para discutir nova variante da Covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reúne-se esta sexta-feira para avaliar uma nova variante do coronavírus, denominada B.1.1.529, detetada esta semana na região da África do Sul, receando tratar-se da pior variante da Covid-19 já identificada. A reunião, que contará também com a participação dos cientistas sul-africanos que descobriram a B.1.1.529, determinará a designação de variante de “interesse” ou de “preocupação”. Segundo um dos porta-vozes da OMS, já foram reportadas mais de 100 sequências da nova variante.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre/conteúdo em inglês).

Financial Times

Inflação? Partido de Erdogan diz aos turcos para comerem menos

Numa semana em que o valor da lira turca afundou face ao dólar e numa altura em que a inflação no país ronda os 20%, o partido de Recep Tayyip Erdogan apresentou a solução aos cidadãos que saíram à rua em protesto: comam menos. “Digamos que, em circunstâncias normais, comemos um ou dois quilos de carne por mês. Comamos apenas meio quilo. Se compramos dois quilos de tomates, compremos apenas dois tomates”, disse Zulfu Demirbag, representante do partido.

Leia a notícia completa no Financial Times (aceso pago).

Reuters

Governo chinês assume controlo de estádio da Evergrande

Uma entidade ligada ao governo chinês assumiu o controlo de um estádio de futebol detido pela Evergrande, a promotora imobiliária chinesa que está em risco de colapso por causa de uma dívida de 300 mil milhões de dólares. A gigante também está a ponderar vender o clube de futebol de Guangzhou, numa altura em que continua com dificuldades em cumprir com as suas responsabilidades.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre/conteúdo em inglês).

El Economista

PayPal vai permitir pagar compras em três prestações

O serviço financeiro PayPal lançou em Espanha uma funcionalidade que permite aos utilizadores pagarem compras entre 30 e 2.000 euros em três prestações, sem comissões nem juros (se os prazos forem respeitados). A chegada ao país do “Paga em três prazos” acontece numa altura em que, deste lado da fronteira, a Klarna acaba de lançar um serviço equivalente no mercado português.

Leia a notícia completa no El Economista (acesso livre/conteúdo em espanhol).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Coronavírus, Turquia e Evergrande

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião