Solução para a inflação? Partido de Erdogan diz aos turcos para comerem menos

  • ECO
  • 26 Novembro 2021

Deputado do partido do regime disse aos turcos que, face à elevada inflação, devem consumir menos alimentos: "Se compramos dois quilos de tomates, compremos apenas dois tomates", afirmou.

O partido do regime na Turquia apresentou aos cidadãos o que acredita ser uma solução para o problema da inflação: comer menos alimentos.

“Digamos que, em circunstâncias normais, comemos um ou dois quilos de carne por mês. Comamos apenas meio quilo. Se compramos dois quilos de tomates, compremos apenas dois tomates”, disse na terça-feira Zulfu Demirbag, deputado do mesmo partido do presidente Recep Tayyip Erdogan, citado pelo Financial Times, numa semana em que o valor da lira turca afundou face ao dólar e os turcos saíram às ruas em protesto.

No mês passado, a inflação no país rondou os 20% e a lira turca já desvalorizou também 20% face ao dólar desde o início de novembro. Comerciantes no país veem-se obrigados a alterar constantemente os preços dos bens.

O consenso entre os economistas aponta para que, face a um cenário de elevada inflação, a política monetária deve passar por uma subida dos juros. No entanto, internacionalmente, o presidente Recep Erdogan é conhecido por defender exatamente o oposto. O país encontra-se, assim, mergulhado numa severa crise económica e social.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Solução para a inflação? Partido de Erdogan diz aos turcos para comerem menos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião