Taxa de inflação sobe para 2,6% em novembro

Índice de Preços do Consumidor (IPC) subiu 0,5% face a outubro, mas caiu 0,3% face a novembro do ano passado.

A inflação voltou a aumentar. Depois de uma subida em outubro, o Índice de Preços do Consumidor (IPC) cresceu para 2,6% em território nacional em novembro. Esta taxa representa um aumento de 0,5% face a outubro e uma descida de 0,3% face a novembro do ano passado, de acordo com a estimativa publicadas esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Se em agosto e setembro estabilizou nos 1,5%, outubro foi o pontapé de partida para um caminho de subidas da inflação. Passou para 1,8% no décimo mês do ano e, em novembro, deverá ter-se fixado em 2,6%. É uma subida de 0,5% no espaço de um mês, mas uma quebra de 0,3% num ano. O INE estima uma variação média da inflação de 1% nos últimos 12 meses.

O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 1,8% (1,1% em outubro), estimando-se que a taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos se situe em 14,2% (13,4% no mês precedente), enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá apresentado uma variação de 0,8% (-0,7% em outubro).

O INE destaca ainda que o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 2,7% em novembro (1,8% em outubro).

(Notícia atualizada às 9h54 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de inflação sobe para 2,6% em novembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião