Parlamento alemão elege Olaf Scholz como chanceler a 8 de dezembro

  • Lusa
  • 2 Dezembro 2021

Os 736 deputados do Bundestag devem eleger Olaf Scholz como novo chanceler no dia 8 de dezembro.

O parlamento federal alemão vai eleger, a 8 de dezembro, Olaf Scholz para o cargo de chanceler do social-democrata, pondo termo aos 16 anos de Angela Merkel no poder, anunciou esta quinta-feira a câmara baixa.

Olaf Scholz, de 63 anos, deve ser eleito por uma maioria dos 736 deputados do Bundestag (câmara baixa), antes da passagem de poder, no mesmo dia, com a chanceler cessante.

O processo de eleição do chanceler, terceira figura do Estado alemão, a seguir ao Presidente da República Federal e à presidente do Bundestag, obedece a normas muito específicas.

Após a sua eleição pelos deputados, o futuro chanceler é recebido pelo Presidente, que lhe entrega, bem como aos seus ministros, a sua “ata de nomeação”, assinalando o início oficial do mandato de quatro anos.

O chanceler regressa, em seguida, ao Bundestag para aí prestar juramento, antes de se dirigir à chancelaria para a transferência de poder. Será, então, o líder de uma coligação de três partidos, formada pelos social-democratas, os verdes e os liberais.

Como os seus antecessores, efetuará a sua primeira viagem oficial a Paris.

Esta eleição ocorre em plena crise de saúde na Alemanha: mesmo antes de assumir o cargo, Scholz já está a trabalhar em novas medidas de combate ao aumento dos números da pandemia de covid-19 no país.

O futuro chanceler participou, assim, esta quinta-feira numa reunião com Merkel e os dirigentes dos 16 Estados federados alemães (Länder) para decidir novas restrições, que irão visar principalmente os não vacinados.

A vacinação obrigatória – a que Scholz é favorável – poderá mesmo ser aprovada até ao final do ano, para entrar em vigor em fevereiro ou março de 2022. Após a reunião, o Governo alemão confirmou que uma proposta de lei sobre a vacinação obrigatória será submetida ao parlamento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Parlamento alemão elege Olaf Scholz como chanceler a 8 de dezembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião