Só os pensionistas com menos rendimento é que vão ter baixa de IRS em 2022

As Finanças destacam que as tabelas relativas às pensões "já se encontram ajustadas entre o imposto retido e o imposto devido".

O Governo já aprovou a atualização das tabelas de Retenção na Fonte de IRS para 2022. Para os pensionistas, só há mudanças nos rendimentos mais baixos. A variação anual a partir de 2022 é de 89 euros para os pensionistas casados sem dependentes (um titular), e de 398 euros para dois titulares ou para os não casados sem dependentes.

Segundo as simulações do Governo, um pensionista casado sem dependentes (um titular) que tenha um rendimento de 710 euros por mês tinha uma retenção de seis euros, que fica agora nula. É assim uma variação anual de 89 euros.

Já para os pensionistas com dois titulares, casados bem como os não casados, sem dependentes, o mesmo rendimento tinha uma retenção de 28 euros, e passa a estar isento. A poupança anual é então de 398 euros, mostram as simulações.

O Ministério das Finanças sublinha que “as tabelas relativas às pensões – à semelhança do que, já hoje, acontece com as tabelas relativas aos rendimentos das pessoas com deficiência – já se encontram ajustadas entre o imposto retido e o imposto devido”.

É de recordar também que o Governo aprovou a subida do salário mínimo, para 705 euros em 2022, bem como o aumento das pensões. A portaria que procede à atualização das pensões foi aprovada esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, e traz subidas para todas as pensões em 2022, à boleia da inflação.

Segundo explicou a ministra do Trabalho e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, as pensões até 886 euros subirão 1% a partir de janeiro de 2022. Já as pensões entre 886 euros e 2.659 euros aumentarão 0,49% e as pensões acima de 2.659 euros crescerão 0,24%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Só os pensionistas com menos rendimento é que vão ter baixa de IRS em 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião