Sara do Ó leva Your para Madrid e dá “carona” à Bittencourt

O grupo de contabilidade abre escritório em Espanha no primeiro trimestre de 2022, levando à boleia a consultora brasileira Bittencourt, com quem assinou uma joint venture para a expansão na Europa.

Quase dois anos depois de ter sido “metida na gaveta” pelo surgimento da pandemia de Covid-19, a expansão do Grupo Your no mercado espanhol vai mesmo avançar no primeiro trimestre de 2022, adiantou ao ECO a presidente executiva, Sara do Ó, garantindo que “em fevereiro ou março a operação estará pronta a arrancar”.

A primeira experiência europeia do grupo português vai começar com uma dezena de profissionais em Madrid — “sempre com alguma precaução para dar os passos corretos”, frisou a empresária – e para responder aos clientes posicionados a nível ibérico porque “é essencial [conseguir] captar o cliente de uma forma transversal e com alinhamento internacional”.

Do outro lado da fronteira, a aposta inicial vai passar pela prestação de serviços de contabilidade e processamento salarial (payroll), que estiveram na origem do negócio e que são também os prioritários no mercado nacional. De seguida, já com a carteira consolidada, completou Sara do Ó, vai “acrescentando as outras competências e fazendo o cross-selling [venda cruzada] para as diferentes áreas do grupo”.

A perspetiva é termos um ponto de contacto, relacional e presencial em Madrid para recebermos os clientes. A seguir, provavelmente, faremos uma ou outra aquisição.

Sara do Ó

CEO do Grupo Your

Quanto vai pesar a operação em Espanha no negócio futuro? “Não temos ainda estimativa [de vendas]. A perspetiva é termos um ponto de contacto, relacional e presencial em Madrid para recebermos os clientes. Queremos primeiro testar o modelo e a seguir, provavelmente, faremos uma ou outra aquisição. No fundo, o trajeto que temos feito em Portugal. Mas ainda é cedo para tomar essa decisão”, respondeu.

Certa é a chegada à capital espanhola de braço dado com a parceira Bittencourt, com quem oficializou no primeiro trimestre deste ano uma joint venture para a entrada na Europa. Primeiro em Portugal – onde a consultora brasileira fundada há 36 anos já trabalha com o grupo de restauração Non Basta ou com a franchisadora do ramo estético Wink –, e prosseguindo a expansão com a Your no Velho Continente.

Lyana Bittencourt, CEO Grupo Bittencourt.

“Combinou com o nosso desejo da internacionalização, com a possibilidade de atender de forma mais próxima os clientes. O que vamos fazer aqui [na Europa] é ajudar as empresas a modernizarem os seus conceitos e depois a encontrarem a sua estratégia de expansão”, resumiu ao ECO a presidente executiva, Lyana Bittencourt, que esteve duas semanas em Portugal a contactar potenciais clientes e a apresentar o grupo fundado pela mãe e sediado em São Paulo.

Apesar de ser a primeira na Europa, esta é já a segunda operação internacional do grupo Your, fundado há 15 anos por Sara do Ó e Filipa Xavier de Bastos, que continuam a ser as acionistas maioritárias – os outros três partners são Hugo Salgueiro, Pedro Lourenço Marques e Manuel Cotta Dias. Inaugurado há seis anos, o escritório em Luanda tem uma equipa de cinco pessoas, accounts que dão a cara junto dos clientes em Angola, e utiliza o backoffice e os serviços partilhados do grupo em Portugal para os trabalhos que podem ser realizados à distância.

Concentração no mercado e boia anti Covid

Apesar de o grupo contar atualmente com um total de 11 áreas de negócio distintas, a contabilidade (Your Finance) ainda representa cerca de 75% do volume de negócios, empregando 210 de um total de 300 funcionários. Nos serviços prestados a uma carteira com cerca de 2.500 clientes, os outros segmentos mais relevantes são a Your Care (medicina e saúde no trabalho) e a Your People (consultoria em recursos humanos).

Depois de Lisboa, Porto e Viseu, as próximas localizações em Portugal vão passar por Faro e pela ilha da Madeira. Sara do Ó descreveu “um plano ambicioso” para a aquisição de “escritórios de contabilidade e pequenas consultoras” dirigidas por profissionais em fim de carreira – em média, o grupo tem fechado uma a duas operações destas por ano –, numa fase em que “podem existir mais oportunidades” de consolidação neste setor, como a integração da Acountia Marquês de Pombal concretizada pelo Numeric Group.

No que toca à faturação, após ter crescido de 7,3 milhões em 2019 para quase nove milhões de euros em 2020, o grupo sediado em Alfragide (Amadora) conta fechar este ano com vendas próximas de 11 milhões de euros. A empresária admitiu que “sofreu em termos de tesouraria porque os clientes também sofreram com isso”. Contudo, a consultora acabou por se tornar “essencial para levar ao colo muitas das clientes” no contexto da pandemia.

Sara do Ó, CEO do Grupo Your.

Por um lado, porque “os temas de sustentabilidade financeira e de ter as contas como ferramenta para a tomada de decisão foram essenciais” para as pequenas e médias empresas de vários setores de atividade. Por outro, sublinhou, porque “até para as linhas que foram disponibilizadas [pelo Governo], a informação e as demonstrações financeiras tinham de ser fidedignas para as empresas poderem ter acesso aos apoios” estatais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sara do Ó leva Your para Madrid e dá “carona” à Bittencourt

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião