82% dos portugueses consideram que sustentabilidade fica em segundo plano no Natal

A grande maioria dos portugueses (90%) considera que a época do Natal é um período de consumo excessivo. São os mais jovens que se preocupam em adotar comportamentos sustentáveis.

A grande maioria dos portugueses (82%) concorda que a sustentabilidade fica em segundo plano nesta altura do ano e nove em cada dez inquiridos considera que a época do Natal é um período de consumo excessivo, de acordo com o Observador Cetelem.

Por outro lado, 79% dos portugueses inquiridos consideram que é possível ser sustentável durante o período festivo. De um modo geral, são as pessoas entre os 18 e os 44 anos que mais acreditam que o Natal pode ser sustentável (84%). Já os mais velhos, na faixa etária dos 65 aos 74 anos, são os que menos acreditam nesta premissa (70%).

Para tornar o período festivo mais sustentável, 75% dos portugueses vai adotar algumas práticas neste sentido. A reutilização dos enfeites de Natal (44%), a reutilização da árvore de Natal artificial (36%), a reutilização de sacos para utilizar nas suas compras (24%), a compra apenas de coisas essenciais (23%) e a reutilização de papel de embrulho/laços (21%) são algumas das medidas.

Mais uma vez, os mais jovens, entre os 18 e os 25 anos, são os que mais se preocupam em adotar pelo menos uma destas medidas sustentáveis (60%).

Para apoiar o comércio e a produção local, 31% dos portugueses tenciona comprar produtos e presentes feitos em Portugal. 18% pretende comprar em lojas do bairro e/ou perto de casa e 15% tem a intenção de comprar a produtores locais. Ainda assim, 25% afirma que não tenciona apoiar o comércio local de nenhuma forma.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

82% dos portugueses consideram que sustentabilidade fica em segundo plano no Natal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião