Medina em quinto lugar na lista do PS em Lisboa

  • ECO e Lusa
  • 10 Dezembro 2021

O ex-autarca lisboeta, Fernando Medina, faz parte da lista de deputados do PS pelo círculo eleitoral de Lisboa. Posição de João Galamba na lista está a ser questionada.

Fernando Medina está de volta à política ativa depois da derrota nas autárquicas de setembro contra o social-democrata Carlos Moedas. O ex-presidente da câmara da capital faz parte da lista de deputados do Partido Socialista (PS) para as legislativas de 30 de janeiro pelo círculo eleitoral de Lisboa, avança o Observador.

Na lista, que está a ser votada esta sexta-feira em reunião da comissão política da distrital do PS, Medina figura em quinto lugar, atrás do cabeça de lista e primeiro-ministro António Costa, de Edite Estrela, Mariana Vieira da Silva e Duarte Cordeiro.

Na proposta de lista à qual a agência Lusa teve acesso, no sexto lugar está a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e em sétimo do secretário-geral da JS, Miguel Matos. Sérgio Monte, da direção da UGT, entra na oitava posição e a dirigente e deputada Maria da Luz Rosinha em nono lugar.

A partir do décimo lugar, segundo fonte socialista, começaram os problemas entre os membros da Comissão Política da FAUL. Vários dirigentes federativos pediram a palavra para contestar a colocação do secretário de Estado da Energia, João Galamba, na décima posição, acima de deputados como Marcos Perestrello, Susana Amador, Sérgio Sousa Pinto, Pedro Delgado Alves e Isabel Moreira.

A mesma fonte adiantou que na reunião foi aprovada por esmagadora maioria uma recomendação ao líder do partido, António Costa, para que esta posição atribuída a João Galamba “seja corrigida”.

Outro motivo de crítica foi o facto de a deputada Romualda Fernandes surgir na proposta de lista apresentada pela direção da FAUL na 27ª posição, num lugar considerado de “zona cinzenta de eleição”.

Nas últimas legislativas, em 2019, o PS elegeu 20 deputados por Lisboa. As listas dos candidatos socialistas devem ser aprovadas na próxima segunda-feira, em reunião da Comissão Política Nacional do partido.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Medina em quinto lugar na lista do PS em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião