Pandemia terá provocado perdas de 37 mil milhões de euros em 2020

  • ECO
  • 13 Dezembro 2021

"São custos que não sabemos quando vamos acabar de pagar, porque não sabemos quando vai acabar a doença, nem os efeitos tardios da mesma", considera o presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão.

A Covid-19 terá tido um custo de 37,2 mil milhões de euros em 2020, um valor quase 11 vezes maior que a despesa das doenças respiratórias em 2019, ano em que terão representado uma perda económica de 3,5 mil milhões de euros, revela o relatório de 2020 do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias (ONDR). A notícia é avançada pelo Público (acesso condicionado).

Segundo as estimativas, feitas pelo professor Álvaro Almeida do Centro de Economias e Finanças da Universidade do Porto (CEF.UP), as perdas do ano passado devem-se quer aos custos indiretos, que poderão representar mais de 10% do PIB, quer ao valor dos DALYs (anos de vida ajustados pela morbilidade) perdidos, que poderá corresponder a cerca de metade desse valor.

O presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão, José Alves, aponta a existência de dois custos diferentes, nomeadamente o custo da doença e os custos económicos, da paragem da economia. “São custos que não sabemos quando vamos acabar de pagar, porque não sabemos quando vai acabar a doença, nem os efeitos tardios da mesma. Vamos precisar de diagnosticar, de fazer reabilitação respiratória e há coisas que estamos a ver agora como a dificuldade de obter matérias-primas”, disse.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pandemia terá provocado perdas de 37 mil milhões de euros em 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião