Bruxelas prolonga alívio de uso de “slots” para companhias aéreas

  • Lusa
  • 15 Dezembro 2021

O alívio das regras da União Europeia para faixas horárias ("slots") na aviação foi prolongado até fim de outubro de 2022.

A Comissão Europeia prolongou esta quarta-feira até fim de outubro de 2022 o alívio as regras da União Europeia (UE) para faixas horárias (slots) na aviação devido aos efeitos da pandemia de Covid-19.

O executivo comunitário estendeu à época de programação do verão de 2022 – entre 28 de março e 29 de outubro – o alívio das regras relativas a slots, permitindo que as companhias aéreas apenas tenham de utilizar 64% de uma determinada série de faixas horárias para manter os direitos históricos de horários de descolagem e aterragem.

A exceção de não utilização justificada de faixas horárias, protegendo os direitos históricos das companhias aéreas aos ‘slots’ quando as medidas estatais impostas pela Covid-19 impedem os passageiros de viajar, será também alargada. Em julho, Bruxelas tinha já reduzido, até março de 2022, de 80% para 50% o uso das séries de slots devido aos efeitos da pandemia.

As regras da UE relativas aos slots obrigam a que as companhias aéreas tenham de utilizar pelo menos 80% das suas faixas horárias de descolagem e aterragem de modo a mantê-las na temporada seguinte.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas prolonga alívio de uso de “slots” para companhias aéreas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião