Hoje nas notícias: Testagem, abastecimento e ensino secundário

  • ECO
  • 21 Dezembro 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

As farmácias vão poder alargar o horário para aumentar a testagem. E as cadeias de abastecimento podem normalizar só em 2023. No ensino, os alunos do secundário vão poder escolher disciplinas a la carte. Conheça estas e outras notícias que estão a marcar as manchetes nacionais.

Cadeias de abastecimento podem normalizar só em 2023

A estabilização das cadeias de abastecimento pode não chegar no próximo ano, já que se mantêm alguns constrangimentos, como os portos engarrafados, falta de matérias-primas e subidas acentuadas dos preços dos materiais, da energia e da logística. Desta forma, a disrupção das cadeias logísticas globais poderá só aliviar em 2023.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Exportações de serviços vão valer metade do crescimento em 2022

As exportações de serviços, nomeadamente do turismo, serão um dos principais motores do crescimento da economia no próximo ano, sendo que 52% da subida esperada terá origem na recuperação deste indicador, segundo as contas do Banco de Portugal. Desta forma, o ritmo de crescimento da economia, que a organização liderada por Mário Centeno espera que em 2022 seja de 5,8%, estará dependente do que acontecer com a pandemia e o impacto que isso terá no turismo.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Farmácias vão poder alargar horário para aumentar testagem

Com o aproximar do Natal e Ano Novo, o Infarmed decidiu autorizar as farmácias que têm protocolo com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) para a realização de testes rápidos comparticipados a 100% a alargarem os seus horários de funcionamento com vista a reforçar a testagem. Esta medida tem como objetivo potenciar “a melhoria no acesso da população aos testes, uma vez que o agendamento foi identificado como principal constrangimento pelas associações do setor”.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso livre).

Contribuintes com dificuldades podem pagar dívidas fiscais em cinco anos

O Governo aprovou um regime especial, devido aos efeitos da pandemia, que permite que os contribuintes com uma “notória dificuldade financeira” peçam à Autoridade Tributária e Aduaneira para pagar as dívidas através de prestações durante cinco anos, para saldar os valores em execução fiscal, seja qual for o montante em causa. Até agora, só era possível aderir a este regime se a dívida ultrapassasse 500 unidades de conta no momento da autorização (51 mil euros, atualmente).

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Alunos do secundário vão poder escolher disciplinas a la carte

Os alunos do ensino secundário vão poder escolher disciplinas de diferentes cursos para abrir “o leque de opções” nas candidaturas ao superior. Este tipo de “percursos formativos próprios” só poderá existir em escolas com planos de inovação aprovados pelo Ministério da Educação (ME). Atualmente existem 95 agrupamentos (em mais de 800) que têm em curso planos de inovação.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Testagem, abastecimento e ensino secundário

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião