5 coisas que vão marcar o dia

Governo reúne-se para aprovar novas medidas para travar a Covid. INE divulga um conjunto de dados da atividade económica e dos transportes do país e EMA faz ponto de situação da pandemia.

Em Conselho de Ministros extra, o Governo deve novas medidas para travar o contágio da Covid-19. O Instituto Nacional de Estatística lança dados sobre a atividade dos transportes e conjuntura económica no país e a Comissão Europeia anuncia a estimativa da confiança dos consumidores na Zona Euro para dezembro.

Governo reúne-se para discutir e aprovar novas restrições

O Governo convocou para esta terça-feira um Conselho de Ministros extraordinário onde vai discutir e aprovar novas medidas de combate e prevenção da pandemia da Covid-19. As novas restrições serão apresentadas pelo primeiro-ministro depois da reunião, que começa pelas 9h30 no Palácio da Ajuda. Os últimos números da pandemia mostram que a incidência da Covid-19 voltou a aumentar a nível nacional, passando para 558,5 casos por 100 mil habitantes.

INE lança dados da atividade do transporte aéreo

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar um conjunto de estatísticas sobre a atividade dos transportes, nomeadamente, do transporte aéreo. Entre os indicadores anunciados, serão divulgados os números relativos ao volume de passageiros, de carga e correio, bem como o principal país de origem e de destino dos voos.

INE faz raio-X à conjuntura económica

O INE publica também uma série de dados que sintetizam a conjuntura económica no país relativa a novembro, um dia depois de ter revelado que os preços na produção industrial dispararam 18,7% em novembro. No mês anterior, o instituto já tinha alertado para a “trajetória de forte crescimento dos preços na indústria”. A inflacionar os preços estão fatores como as matérias-primas mais caras e a escalada do custo da energia.

Confiança dos consumidores continua a cair?

A confiança dos consumidores na Zona Euro recuou 2,1 pontos base em novembro, para -6,8. Hoje, a Comissão Europeia faz a estimativa para o mês de dezembro. Este indicador permite antecipar o consumo, que é uma das componentes mais importantes da atividade económica, através de um inquérito a milhares de consumidores na região. Os investidores estarão atentos para aferir se a nova variante Ómicron da Covid-19 está ou não a impactar a confiança dos consumidores na economia.

EMA faz ponto de situação da pandemia de Covid-19

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) vai fazer uma conferência de imprensa regular sobre a pandemia de covid-19 em Amsterdão, na Holanda, pelas 12:30 em Lisboa. A conferência irá contar com o chefe de Estratégia de Ameaças Biológicas para a Saúde e Vacinas Marco Cavaleri, o chefe da task force de Estudos Clínicos e Produção Fergus Sweeney, o chefe de Farmacovigilância Georgy Genov, e a chefe do Departamento de Comunicação, Marie-Agnes Heine, enquanto moderadora.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião