PSI-20 segue recuperação na Europa. Mota-Engil sobe 2%

Depois de as preocupações com a Ómicron pressionarem as bolsas, o otimismo face às vacinas volta a animar os investidores. Mota-Engil e energia impulsionam PSI-20.

Depois de uma sessão marcada por fortes quedas, perante o agravamento da situação pandémica, as bolsas europeias recuperam esta terça-feira com o maior otimismo em relação à eficácia das vacinas contra a variante Ómicron. A praça portuguesa não foge à tendência e também negoceia em alta, impulsionada pela Mota-Engil e pelas cotadas do setor da energia.

No arranque da sessão, o índice de referência nacional PSI-20 avança 0,99%, para 5.438,92 pontos. Entre as 19 cotadas, a maioria está a negociar em “terreno” positivo, com apenas duas a registarem perdas e três inalteradas face à sessão anterior.

A liderar os ganhos encontra-se a Mota-Engil, que soma 2,54%, para 1,253 euros. O CaixaBank/BPI decidiu na segunda-feira voltar a cobrir as ações da construtora, com uma avaliação entre os 1,15 euros e os 3,70 euros por ação.

Entre as valorizações, destaque também para a EDP Renováveis, que sobe 1,89%, para 21,58 euros; para a Galp Energia, que soma 0,95%, para 8,278 euros; e para o BCP, que avança 1,02%, para 13,39 cêntimos cada título.

Por outro lado, a negociar em “terreno” negativo está a Ibersol, que regista uma queda de 3,27%, para 5,32 euros; e a Greenvolt, que perde 0,33%, para 6,12 euros.

Pela Europa, o dia é de recuperação, depois de o regulador europeu aprovar a vacina da Novavax contra a Covid e de estudos (com testes em laboratório) mostrarem que a Pfizer e da Moderna deverão ser eficazes contra a nova variante. O índice pan-europeu Stoxx 600 está a subir 0,8%, bem como o britânico FTSE 100. Já o francês CAC-40 e o espanhol IBEX-35 ganham 1% e o alemão DAX valoriza 0,9%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 segue recuperação na Europa. Mota-Engil sobe 2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião