Subida do preço das casas acelera para 9,9% no terceiro trimestre

Entre julho e setembro, o preço das casas em Portugal subiu 9,9% face ao mesmo período de 2020. Naquele período foram transacionadas 56.464 habitações.

As casas ficaram 9,9% mais caras no terceiro trimestre, num período em que o ritmo de crescimento dos preços acelerou face ao trimestre anterior (6,8%). De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), publicados esta quinta-feira, durante o terceiro trimestre foram transacionadas 56.464 habitações, num total de 9,4 mil milhões de euros.

O Índice de Preços da Habitação (IPHab) acelerou pelo segundo trimestre consecutivo, registando uma taxa de variação homóloga de 9,9%. No mesmo período, os preços das habitações existentes (9,9%) aumentaram a um ritmo superior ao das habitações novas (9,5%).

Índice de Preços da Habitação no 3.º trimestre.INE

No terceiro trimestre foram transacionadas 56.464 habitações, 25,1% a mais do que no mesmo período do ano passado, refere o INE. Do total de transações, 47.878 corresponderam a habitações existentes (+27,3%) e 8.586 a habitações novas (+14,2%).

O valor de todas as habitações transacionadas aproximou-se dos 9,4 mil milhões de euros no terceiro trimestre, o equivalente a uma subida de 38,7% face ao mesmo trimestre do ano anterior. “Por meses, as taxas de variação foram 39,5%, 36,4% e 39,8% entre julho e setembro”, lê-se. Por valor, as habitações existentes totalizaram 7,5 mil milhões de euros e as novas 1,8 mil milhões de euros.

Em termos de localizações, foram transacionadas 18.250 habitações na Área Metropolitana de Lisboa (AML) e 15.994 no Norte. Juntas, “estas duas regiões representaram 60,6% do total das transações, a mais baixa percentagem observada desde o quarto trimestre de 2013”, refere o INE. A par do Norte, onde se observou uma redução em termos de quota regional, também o Centro apresentou um decréscimo no respetivo peso relativo (20,5%).

No Algarve contabilizaram-se 4.623 transações (8,2% do total) e o Alentejo e a Região Autónoma dos Açores somaram 4.067 e 879 transações, respetivamente. A Região Autónoma da Madeira totalizou 1.068 transações.

(Notícia atualizada às 11h47 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Subida do preço das casas acelera para 9,9% no terceiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião