Estado deve mais 1.587 euros por cada português devido à Covid-19

Até ao momento, a dívida pública per capita aumentou 1.587 euros desde o início da pandemia, um crescimento de 6,4%. Em Itália aumentou 5.000 euros, o equivalente a 12%.

A chegada da pandemia a Portugal em março de 2020 levou à implementação de restrições na atividade económica acompanhadas de apoios públicos. Com menos receita e mais despesa, as contas públicas desequilibraram-se, após o primeiro excedente orçamental da democracia em 2019, e a dívida pública agravou-se, atingindo novos recordes.

Mas quanto é que “custou”, do ponto de vista do endividamento público, a crise pandémica a cada português, até ao momento? Comparando os valores de março de 2020 com os de outubro de 2021 (último mês para o qual há dados do Banco de Portugal), cada português tem “a seu cargo” mais 1.587 euros de dívida pública, num total de 26.217 euros.

Antes da Covid-19, a dívida pública per capita (dívida das administrações públicas dividida pelo número de habitantes) correspondia a 24.629 euros, o que significa que cresceu 6,4% no espaço de cerca de um ano e seis meses.

Dívida pública per capita engorda 6,4% por causa da Covid-19

Fonte: Banco de Portugal (dívida pública) e Instituto Nacional de Estatística (população residente, CENSOS 2021). Cálculos do ECO.

Não se coloca um cenário em que cada português tenha de facto de desembolsar estes montantes para pagar a dívida pública, mas estes números mostram o agravamento do endividamento público durante este período de elevada intervenção do Estado, o que terá implicações no futuro, seja com aumento de impostos seja com redução da despesa — ou, num enquadramento mais difícil, uma potencial nova crise das dívidas soberanas na Zona Euro, como alertou recentemente o ex-chefe da missão do Fundo Monetário Internacional em Portugal, Poul Thomsen.

O valor da dívida em si, apesar de importante, não é o mais importante uma vez que os analistas e agências de rating focam-se no seu peso na economia. Nesse campo, a perspetiva do Governo é que o rácio desça do pico de 135,2% do PIB em 2020 para 126,2% do PIB em 2021, graças principalmente à recuperação da economia. Não se antecipa neste momento quando é que o valor em si irá cair uma vez que o país deverá continuar com défices orçamentais nos próximos anos.

Em Itália, segundo cálculos da Bloomberg, a dívida pública per capita aumentou cinco mil euros por causa da pandemia, atingindo os 46.400 euros e crescendo a uma taxa de 12% face ao pré-crise, bem acima de Portugal. Porém, é de notar que o PIB per capita italiano pré-Covid superava os 27 mil euros enquanto o português não chegava aos 19 mil euros. O peso da dívida italiana atingiu os 155% do PIB em 2020, aumentando cerca de 20 pontos percentuais, à semelhança de Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estado deve mais 1.587 euros por cada português devido à Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião