Quase 10 mil pessoas isoladas no dia de Natal. SNS24 requisitou 224 mil testes desde o dia 1

  • Lusa
  • 27 Dezembro 2021

Foram emitidas pelo SNS 24 um total de 164.184 declarações provisórias de isolamento profilático, das quais 64.959 na última semana (9.584 no dia de natal).

O SNS24 emitiu este mês, até dia 25, mais de 224 mil requisições de testes à Covid-19, dos quais 12.390 só no dia de Natal, segundo os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Os dados dos SPMS indicam que durante o mês de dezembro (até dia 25) foram emitidas 224.606 requisições de testes à Covid-19, das quais 87.857 na última semana.

A informação enviada à agência Lusa refere ainda que, no mesmo período, foram emitidas pelo SNS 24 um total de 164.184 declarações provisórias de isolamento profilático, das quais 64.959 na última semana (9.584 no dia de natal).

Face ao “crescimento muito acentuado e brusco” na procura da linha SNS24, os SPMS referem que “foram tomadas, em estreita articulação com a DGS e o operador Altice Portugal, um conjunto de medidas”, destacando a abertura de novos call center (um já a funcionar em Coimbra e outro a abrir em janeiro em Beja).

Apontam igualmente a “formação e contratação de novos profissionais”, perfazendo um total de 5.000, maioritariamente enfermeiros, mas também psicólogos, farmacêuticos, médicos-dentistas, administrativos, intérpretes de Língua Gestual Portuguesa e estudantes de medicina do sexto ano, e a “diversificação das categorias dos profissionais e das respetivas tarefas para otimizar o atendimento na linha”.

Os serviços indicam ainda que foram revistos alguns algoritmos “para elevar a sua eficiência” e que houve uma “adoção mais alargada de soluções de atendimento automatizado”.

“Estas intervenções, em especial as de natureza tecnológica, foram intensificadas durante a quadra natalícia. Todavia, contamos que após o Natal a pressão sobre a linha continue a crescer, pelo que prosseguiremos a adoção de todas as medidas de emergência que contribuam para salvaguardar a qualidade do serviço”, acrescentam.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quase 10 mil pessoas isoladas no dia de Natal. SNS24 requisitou 224 mil testes desde o dia 1

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião