5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que os políticos voltam ao Infarmed para ouvir os peritos sobre o andamento da pandemia, há novos dados sobre os juros e a construção e arranca o maior evento mundial de tecnologia nos EUA.

O dia político arranca de manhã em mais um encontro com os especialistas em Saúde na sede do Infarmed e prossegue ao final da tarde e noite dentro com uma nova ronda de três debates televisivos na antecâmara das eleições legislativas. O Banco de Portugal atualiza a remuneração dos depósitos a prazo dos particulares, depois do mínimo histórico de 0,04% registado na última publicação.

Políticos e especialistas reúnem-se para analisar pandemia

A partir das 10h realiza-se nas instalações do Infarmed, em Lisboa, mais uma reunião com peritos sobre a evolução da pandemia da Covid-19 em Portugal – a última foi a 19 de novembro para equacionar as medidas para o Natal. Só vão estar presentes o Presidente da República, o presidente da Assembleia da República, o primeiro-ministro, a ministra da Saúde e os especialistas. Os representantes de partidos, os membros do Conselho de Estado e os parceiros sociais participam na reunião por videoconferência. No dia seguinte reúnem-se o Conselho de Ministros e a Comissão Permanente da Assembleia da República.

Mais três debates televisivos, incluindo um “dérbi” da direita

Esta quarta-feira prosseguem os debates para as eleições legislativas agendadas para 30 de janeiro, que foram antecipadas depois da dissolução do Parlamento na sequência do chumbo da proposta de Orçamento do Estado para 2022. Às 18h30, na RTP3, vão estar frente-a-frente os líderes do CDS-PP (Francisco Rodrigues dos Santos) e da Iniciativa Liberal (João Cotrim Figueiredo). Rui Rio (PSD) e Catarina Martins (BE) debatem às 21h00 na SIC e uma hora depois, com transmissão na CNN Portugal, vão esgrimir argumentos os porta-vozes do Chega (André Ventura) e do Livre (Rui Tavares).

Taxas de juro de novas operações de empréstimos e depósitos

O Banco de Portugal publica as estatísticas de taxas de juro e de montantes de novos empréstimos e depósitos bancários de empresas e particulares atualizadas para novembro de 2021. Para estas estatísticas são consideradas as operações entre os bancos residentes em Portugal e os particulares e empresas residentes na área do euro. Em outubro, a remuneração dos novos depósitos a prazo dos particulares – 3.556 milhões de euros, mais 34 milhões do que no mês anterior – atingiu um novo mínimo histórico de 0,04%.

Eurostat tem dados sobre construção e preços dos serviços

Esta quarta-feira, também o Eurostat se prepara para publicar vários dados, como é o caso dos novos licenciamentos para a construção referentes ao terceiro trimestre do ano passado no espaço da União Europeia. Por volta das 10h00, o gabinete de estatísticas comunitário lança igualmente o índice que mede os preços dos serviços, com números relativos ao período entre julho e setembro de 2021.

Eletrónica de consumo mostra-se em Las Vegas

Está de volta o Salão Internacional da Eletrónica de Consumo, que é considerado o mais relevante evento de tecnologia a nível mundial. Até sexta-feira estarão em exibição as novidades de 2.200 expositores, que confirmaram a presença na iniciativa que se realiza no Las Vegas Convention Center. No primeiro dia, a partir das 16h00 (hora portuguesa), um dos destaques vai para a apresentação do português Carlos Tavares, CEO da Stellantis, sobre a transição do grupo automóvel para a mobilidade sustentável.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião