Secil pondera comprar 49% do Estado angolano na Secil Lobito

  • Lusa
  • 5 Janeiro 2022

A Secil está a ponderar “todas as possibilidades” face à intenção do Governo angolano de privatizar a quota de 49% que detém na Secil Lobito.

O grupo empresarial português Secil está a ponderar “todas as possibilidades” face à intenção do Governo angolano de privatizar a quota de 49% que detém na Secil Lobito, disse esta quarta-feira à Lusa fonte oficial da empresa portuguesa.

A fonte contactada pela Lusa precisou que a Secil Angola e a Empresa Nacional de Cimento de Angola (ENCIME), “acionistas únicas da Secil Lobito, estão a acompanhar o processo de privatizações em curso em Angola, que abrange a Secil Lobito”.

“As empresas acionistas em estreita ligação com o IGAPE (Instituto de Gestão de Ativos e Participações do Estado) e nos termos estatutários, ponderam todas as possibilidades de reconfiguração societária da Secil Lobito, para o que mantêm contactos próximos regulares”, destacam.

No passado dia 4, o diário angolano O País noticiou que o Estado angolano vai avançar com a privatização da Secil Lobito.

“O Estado angolano pretende avançar, no mais curto espaço de tempo, com o processo de privatização do capital social de 49% que detém na Secil Lobito (Companhia de Cimento do Lobito) por via da ENCIME, devendo o processo ocorrer por via de concurso público, no âmbito do Processo de Privatização (PROPRIV) em curso no país, conforme orienta um Despacho Presidencial de 28 de dezembro de 2021”, escreve o jornal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Secil pondera comprar 49% do Estado angolano na Secil Lobito

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião