Simulador da APS para avaliar imóveis atinge 100 mil visitas

  • ECO Seguros
  • 5 Janeiro 2022

O SCRIM tem sido intensamente utilizado por quem pretende saber o valor muito aproximado de um imóvel para ajustar o capital seguro junto da companhia. O princípio do ano é ideal para esse ajuste.

O SCRIM – Simulador para o Cálculo de Custo de Reconstrução de Imóveis, que se encontra disponível de forma digital e gratuita no site da Associação Portuguesa de Seguradores (APS) para apoiar os tomadores de seguro na determinação do capital a segurar, atingiu os 100 mil visitantes desde que foi lançado em março do ano passado.

A APS explica que “o simulador foi concebido para ajudar o tomador do seguro a realizar, a partir de um nível de informação relativamente simples, a projeção do valor de reconstrução do imóvel, isto é, o valor do capital seguro”. Assim, com base num conjunto de informações a introduzir pelo utilizador – área, qualidade, localização, arquitetura e outros elementos caracterizadores do imóvel – é calculado, no momento, um valor de referência do custo de reconstrução da habitação, ou seja, o valor que custaria erguer de raiz, depois de totalmente destruído, um imóvel ou fração com um padrão equivalente.

O valor obtido deve ser objeto de ajustamento por parte do tomador do seguro no caso de a fração ou imóvel apresentar características específicas face a uma habitação padrão equivalente.

Os resultados obtidos através deste simulador são meramente indicativos, refere a APS, os tomadores não estão, por isso, obrigados a aceitá-los, cabendo-lhes sempre a responsabilidade de indicar o valor, em concreto, pelo qual pretendem segurar o seu imóvel. É fundamental para em caso de sinistro ficar ao abrigo de surpresas provocadas pela regra proporcional.

A regra proporcional, explica no seu site o supervisor ASF “aplica-se quando o capital seguro é inferior ao custo de reconstrução (no caso de edifícios) ou ao custo de substituição por novo (no caso de mobiliário e recheio). Nessa situação – adianta a ASF -, o segurador só paga uma parte dos prejuízos, proporcional à relação entre o custo de reconstrução ou substituição à data do sinistro e o capital seguro. Se se verificar o oposto e o capital seguro for superior ao valor de reconstrução ou de substituição, a indemnização paga pelo segurador terá como limite máximo o valor de reconstrução ou de substituição.

O SCRIM foi desenvolvido com base numa fundamentação metodológica produzida de forma totalmente independente pela FUNDEC, Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura, ligada ao Instituto Superior Técnico.

Pode simular o valor de um edifício no SCRIM aqui .

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Simulador da APS para avaliar imóveis atinge 100 mil visitas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião