41% da população estava confinada a 3 de janeiro, um máximo de nove meses

Na passada segunda-feira, 41% da população portuguesa esteve confinada, segundo os dados da PSE. É preciso recuar a 29 de março de 2021 para encontrar uma segunda-feira com um valor idêntico.

Na passada segunda-feira, 3 de janeiro, 41% da população portuguesa esteve confinada, de acordo com os dados do Painel PSE de Mobilidade. Trata-se de um máximo de nove meses, numa altura em que Portugal está sob um período de “contenção”, que inclui o teletrabalho obrigatório sempre que as funções o permitam e o encerramento de bares e discotecas.

No dia 3 de janeiro de 2022, segunda-feira, verificou-se um elevado nível de confinamento da população de 40,9%, sendo preciso recuar a 29 de março de 2021 para encontrar uma segunda-feira com um valor idêntico”, aponta a PSE, comunicado divulgado esta quinta-feira.

A tendência é semelhante à verificada nos restantes primeiros dias de janeiro, o que demonstra que os portugueses têm cumprido o período de “contenção” pedido pelo Governo e que vai terminar no próximo domingo, 9 de janeiro (como exceção feita para o teletrabalho obrigatório e para os bares e discotecas que só voltam a abrir portas a 14 de janeiro). Assim, nos primeiros três dias úteis do ano (3, 4 e 5 janeiro), “cerca da 40% da população permaneceu em casa em cada um desses dias“, adianta ainda a empresa.

Quanto ao índice de Mobilidade PSE nos dias 3, 4 e 5 de janeiro “registou um valor médio de 88%, ou seja, 12 pontos percentuais abaixo do valor de referência” para a mobilidade considerada nos níveis pré-pandemia.

Já na última semana de dezembro, que abrangeu a primeira semana de contenção (que arrancou a 25 de dezembro), “o nível de confinamento médio diário foi de 39% em casa”, ao passo que “nas últimas dez semanas variou entre 27% e 30%”, refere a nota de imprensa. Já no dia 23 de dezembro “houve mais pessoas em casa e houve menor mobilidade do que no dia 24 ou 25 de dezembro”, dias tendencialmente mais movimentados tendo em conta a época festiva, mas ainda assim “de mobilidade reduzida”.

Para efetuar esta análise, a PSE teve em consideração mobilidade quatro níveis de mobilidade: o grupo de pessoas “em casa” composto por quem não saiu de casa mais de 500 metros, a “Baixa Mobilidade” que vai até aos 10km, a “Média Mobilidade” que oscila entre os 10 a 20Km e ainda a “Elevada Mobilidade”, isto é, quem percorre mais de 20km num dia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

41% da população estava confinada a 3 de janeiro, um máximo de nove meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião