Quedas da família EDP levam PSI-20 a recuar 1%

O sentimento continuou negativo nas principais bolsas europeias, na penúltima sessão da semana. A praça lisboeta não foi exceção, com o setor da energia a pesar no desempenho.

A bolsa de Lisboa prolongou as perdas por mais uma sessão, seguindo a tendência negativa vivida nas congéneres europeias, numa altura em que o aperto da política monetária do banco central dos EUA pesa no sentimento dos investidores. Por cá, é a família EDP que mais pressiona o índice de referência.

O PSI-20 desvalorizou 1,0% para os 5.595,94 pontos na penúltima sessão da semana, com a maioria das cotadas em terreno negativo. Apenas quatro contrariaram a tendência e conseguiram registar ganhos.

A família EDP liderou as quedas do índice de referência nacional, com a casa-mãe EDP a perder 3,39% para os 4,589 euros e a subsidiária EDP Renováveis a desvalorizar 2,81% para os 20,06 euros.

EDP cai mais de 3%

Em terreno negativo, nota também para a Corticeira Amorim, que recuou 2,30% para os 11,04 euros, para a Altri, que caiu 1,41% para 5,61 euros e para a Jerónimo Martins, que desvalorizou 0,82% para os 20,44 euros.

Por outro lado, nos ganhos o destaque vai para o BCP. A instituição liderado por Miguel Maya subiu 1,24% para os 0,1555 euros, prolongando os ganhos das últimas sessões, depois de os analistas considerem ser uma boa notícia para o banco português a subida dos juros na Polónia, onde o BCP controla o Bank Millennium.

Na Europa, o sentimento continuou negativo depois de as atas da Reserva Federal norte-americana terem deixado sinais de que os juros vão subir mais cedo do que o previsto. O Stoxx 600, o índice que agrega as 600 principais cotadas europeias, desvalorizou 1,3% nesta sessão, enquanto o britânico FTSE 100 perdeu 1%, o alemão DAX caiu 1,4%, francês CAC 40 deslizou 1,8% e o espanhol IBEX recuou 0,2%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quedas da família EDP levam PSI-20 a recuar 1%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião