UE registou pela primeira vez mais de um milhão de casos diários de Covid-19

  • Joana Abrantes Gomes
  • 6 Janeiro 2022

A variante Ómicron está a tornar-se prevalecente na União Europeia. Na quarta-feira, a região ultrapassou a marca do milhão de casos diários de Covid-19 pela primeira vez desde o início da pandemia.

A variante Ómicron atingiu em força a União Europeia (UE), onde foram registados, na quarta-feira, mais de um milhão de casos diários de Covid-19 pela primeira vez desde o início da pandemia, avança a Bloomberg (acesso pago). Até à data, os dados científicos sugerem que a Ómicron provoca sintomas mais ligeiros em relação a variantes anteriores, mas que é de mais rápida propagação, pelo que os governos têm optado por intensificar as restrições – e até a linguagem – de modo a tornar a vacinação obrigatória, devido a preocupações com a pressão sobre os hospitais e os respetivos sistemas de saúde.

Segundo o portal ‘Our World in Data’, a Irlanda é, neste momento, o país do bloco comunitário com mais infeções diárias por 100 mil habitantes, um total de 3.926. Segue-se a Grécia, com 3.493 casos, e a Dinamarca, a registar 3.221.

Portugal surge em sexto lugar entre os 27 Estados-membros da UE, registando uma incidência cumulativa de 2.385 casos por 100 mil habitantes, atrás de França e Espanha, que contabilizam 2.934 e 2.912 casos por 100 mil habitantes, respetivamente.

Mais abaixo aparece ainda Itália, com 2.133 casos, Malta, a contabilizar 2.052 infeções por 100 mil habitantes, e o Luxemburgo, com uma incidência de 1.600 casos.

Esta barreira foi ultrapassada num dia em que Portugal registou mais de 39 mil contágios, depois de um novo recorde atingido no dia anterior. Na semana passada, o país já tinha ultrapassado a barreira dos 30 mil casos diários. Esta quinta-feira, o Governo voltou a reunir em Conselho de Ministros para definir novas medidas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE registou pela primeira vez mais de um milhão de casos diários de Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião