Este interruptor é feito de redes de pesca recicladas. É tão inovador que foi premiado na CES2022

Os novos modelos Merten Ocean Plastic da Schneider Electric contribuem para reduzir 640.000 toneladas de redes de pesca deixadas todos os anos no oceano.

Que as casas têm de ser mais sustentáveis, não só do ponto de vista energético mas também dos materiais com que são construídas e que compõem o seu interior é uma premissa à qual já não se pode fugir.

Mas alguma vez imaginou que os interruptores lá de casa pudessem ter origem no mar e ser feitos a partir de redes de pesca recicladas e outros plásticos do oceano reciclados?

Esta é a proposta da Schneider Electric: os primeiros interruptores e tomadas domésticas feitas com materiais reciclados para promover a sustentabilidade. A ideia foi bem acolhida e o interruptor Merten Ocean Plastic recebeu mesmo o Innovation Award na CES 2022 na categoria de Sustentabilidade.

A gama de produtos foi também a primeira do setor a receber o nível de prata da certificação internacional Cradle to Cradle, pelo seu design de produto responsável e medidas tomadas para alcançar uma economia circular contínua.

Alargar a gama de produtos Merten é o próximo passo da empresa para transformar casas inteligentes em casas mais sustentáveis.

As embalagens destas soluções de energia doméstica produzidas a partir de plásticos do oceano são também 100% recicláveis (sem materiais de plástico de utilização única), em prol de uma economia circular verdadeiramente funcional.

A matéria-prima para fabricar os produtos da gama Merten, diz a Schneider são sobretudo redes de pesca de poliamida recolhidas do Oceano Índico e do Mar Arábico. O equipamento de pesca abandonado ou perdido representa cerca de 10% dos resíduos plásticos nos nossos oceanos. Os novos modelos Merten Ocean Plastic contribuem para reduzir 640.000 toneladas de redes de pesca deixadas todos os anos no oceano.

Para isso, a Schneider Electric estabeleceu uma parceria com a DSM, empresa especialista em Saúde, Nutrição e Biociências, para transformar os resíduos de redes de pesca em plástico técnico de alta qualidade que pode depois ser utilizado em dispositivos elétricos.

“A colaboração entre a DSM e a Schneider Electric é uma estreia mundial e uma inovação no mercado. Esperamos abrir caminho para inovações ainda mais sustentáveis” afirmou YiFu Qi, Executive Vice-President of Global Home and Distribution da Schneider Elecric.

E acrescentou: “O futuro da produção no setor das soluções elétricas tem de ser verde. Utilizar os materiais certos desde o início é essencial para criar uma economia circular neste setor.”

A DSM colabora com diversas comunidades locais na Índia para recuperar e recolher as redes de pesca abandonadas, que são depois cortadas, limpas, extrudidas e inspecionadas relativamente à qualidade. Isto antes de serem enviadas para serem processadas e se criar o novo composto Akulon Repurposed.

A pegada de carbono deste novo composto é 82% inferior à do Nylon 6 tradicional utilizado em produtos similares, reduzindo assim o potencial impacto sobre o aquecimento global, a acidificação do ar e a formação fotoquímica de ozono no seu processo de fabrico.

O material final também contém 15% de fibra de vidro para tornar os produtos mais resistentes, resilientes e duradouros, de forma a cumprir todos os requisitos e normas de segurança elétrica necessários.

“Para fazer face ao desafio global dos plásticos do oceano, será necessário que todo o nosso setor assuma a responsabilidade e encontre soluções inovadoras para impulsionar uma transformação circular,” comentou Helen Mets, Executive Vice-President Material da DSM.

“Através da nossa colaboração com a Schneider Electric, pretendemos dar um pequeno passo no sentido de manter uma vida marinha mais saudável, praias sem lixo e oceanos mais limpos. Para além disso, a iniciativa também cria empregos e contribui para os meios de subsistência locais”, rematou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Este interruptor é feito de redes de pesca recicladas. É tão inovador que foi premiado na CES2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião