Eco do Dinheiro. Quanto vão subir os juros do crédito à habitação?

  • ECO
  • 11 Janeiro 2022

A expectativa de que os bancos centrais vão aumentar o preço do dinheiro para arrefecer a inflação está a puxar para cima as taxas de juro. Vai acontecer o mesmo ao crédito da casa?

  • Quanto vão subir os juros do crédito à habitação? Veja o vídeo:

As taxas de juro das obrigações têm estado a subir um pouco por todo o mundo, refletindo a expectativa de que os bancos centrais vão aumentar o preço do dinheiro para arrefecer a inflação.

A autoridade monetária mais poderosa do planeta, a Reserva Federal dos Estados Unidos, já disse que vai começar a subir os juros diretores da economia e mostrou estar com pressa em fazê-lo.

Esta inversão no sentido das taxas já está a acontecer nos mercados, aumentando o custo de financiamento de empresas e Estados. Será que o mesmo vai acontecer no crédito à habitação?

Em Portugal, praticamente todos os empréstimos estão indexados às taxas Euribor, que continuam negativas nos prazos a 3, 6 e 12 meses. Nos últimos dias têm vindo a subir, mas muito ligeiramente.

As últimas previsões do Banco Central Europeu apontam para que a Euribor a 3 meses, a segunda mais usada, tenha um valor médio de -0,5% este ano, idêntico ao de 2021, subindo para -0,2% em 2023 e 0% em 2024. Ou seja, são pelo menos mais dois anos de taxas negativas.

O banco espanhol La Caixa, que em Portugal detém o BPI, prevê que este ano a Euribor ronde -0,46% no prazo a 3 meses, -0,41% no prazo a seis meses e -0,35% na taxa a 12 meses. Valores acima dos registados em 2021, mas próximos.

A tendência será de subida dos juros do crédito à habitação, mas de forma muito progressiva.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eco do Dinheiro. Quanto vão subir os juros do crédito à habitação?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião