Cada companhia vai pagar os danos dos seus segurados no choque em cadeia da A4

  • ECO Seguros
  • 17 Janeiro 2022

Em 29 de dezembro passado um choque em cadeia envolveu 17 veículos na A4 junto a Penafiel. Por ser difícil apurar responsabilidades cada lesado vai ser compensado pela sua própria seguradora.

A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) acionou o “Protocolo para a regularização de choques em cadeia” aplicando regras excecionais e simplificadas no caso do acidente que ocorreu no dia 29 de dezembro de 2021 na A4, na zona de Penafiel, envolvendo 17 viaturas e causando pelo menos trinta feridos e uma vítima mortal.

Ao abrigo do acordo as seguradoras abdicam do processo de apuramento de responsabilidades, ultrapassando um exercício que por ser complexo nas circunstâncias como as envolveram este acidente e acelera significativamente, o ressarcimento das vítimas. Testemunhos dos envolvidos mencionaram piso invulgarmente escorregadio provavelmente por derrame de combustível na via.

O acionar do protocolo significa que é junto da seguradora que segura cada veículo envolvido no acidente que os lesados devem reclamar a reparação dos danos sofridos. Cada seguradora regularizará os danos relativos aos veículos que ela própria segura e aos respetivos ocupantes, sendo os custos globais do sinistro repartidos depois por todas as seguradoras em função dos veículos envolvidos que seguram, explica em comunicado a associação que junta as companhias de seguros em Portugal.

A APS fará a gestão através de uma nova aplicação informática desenhada, especificamente, para o efeito.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cada companhia vai pagar os danos dos seus segurados no choque em cadeia da A4

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião