Guterres quer ter Merkel como conselheira na ONU

  • Joana Abrantes Gomes
  • 17 Janeiro 2022

O secretário-geral da ONU convidou Angela Merkel para liderar um conselho consultivo sobre a gestão de bens públicos globais, estando ainda à espera de resposta da ex-chanceler, noticia o Politico.

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, convidou a ex-chanceler alemã Angela Merkel para liderar um “conselho consultivo de alto nível” sobre como desenvolver e gerir bens públicos globais, tais como os oceanos ou a camada de ozono, avança esta segunda-feira o jornal Politico.

Guterres estará ainda à espera de resposta, mas a ideia é que a ex-chanceler, que deixou o Governo alemão nos últimos meses de 2021, dê seguimento ao relatório da ONU “A Nossa Agenda Comum”, publicado em setembro, no 75.º aniversário da organização, e que consiste numa visão do futuro sobre os próximos 25 anos, com 12 áreas principais de ação.

Por outro lado, alguns diplomatas da organização gostariam de ver Merkel a chefiar a Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, visto que o mandato de seis anos da mexicana Patricia Espinosa termina no verão. Este organismo é responsável por gerir os tratados climáticos e por organizar as Conferências do Clima.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Guterres quer ter Merkel como conselheira na ONU

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião