Coca-Cola Portugal tem uma nova direção-geral

A direção-geral da Coca-Cola Portugal tinha ficado em aberto em outubro do ano passado, com a saída de Sandra Leal Vera-Cruz para a direção-geral da Mondelez no mercado nacional.

Ana Claudia Ruiz é a nova diretora-geral da Coca-Cola Portugal, apurou a Pessoas. A escolha da multinacional para liderar a filial portuguesa recaiu sobre a, entre 2013-2016, country director da Diageo no mercado nacional.

A Coca-Cola não comenta a informação, mas ao que foi possível apurar junto de fontes no mercado, desde, pelo menos, dezembro que a profissional está a assumir a liderança da filial portuguesa da empresa de bebidas. O cargo tinha ficado em aberto em outubro do ano passado, com a saída de Sandra Leal Vera-Cruz para a direção-geral da Mondelez no mercado nacional. Nesse interregno, a filial esteve sob a liderança ibérica da companhia.

“Até uma decisão, a direção geral da Coca-Cola Portugal está a ser assegurada interinamente por Juan Ignacio de Elizalde, diretor-geral ibérico da Coca-Cola”, adiantou, em novembro, fonte da empresa de bebidas quando contactada pela Pessoas.

Com esta nomeação, a filial portuguesa volta a ter uma liderança autónoma da operação em Espanha. Depois de vários anos com a operação da companhia concentrada em Espanha, a Coca-Cola voltou no início de 2020 a ter uma direção-geral em Portugal, com a nomeação de Sandra Leal Vera-Cruz, assinalando a primeira vez que a filial teve uma liderança de topo portuguesa.

A nova diretora-geral da Coca-Cola, Ana Claudia Ruiz iniciou a sua experiência profissional no México, de onde é natural, na área da banca e finanças. Entre 2004 e 2018 integrou a multinacional Diageo, primeiro em Espanha e depois em Londres, como Global Bussiness Support Manager, tendo em 2011 passado a liderar o departamento de Business Development na América Latina.

Em 2013, assumiu as funções de Country Director da Diageo Portugal, tendo desde 2016 assumido cargos como Continental Europe Transformation Director e Global Commercial Planning Director, com responsabilidades a nível europeu e mundial na companhia. Entre 2013 e 2016 foi também presidente da Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE).

Ao longo dos últimos três anos a profissional integrou a Professional Women’s Network, organização que tem como missão a promoção o desenvolvimento profissional feminino, onde tem trabalhado com jovens mulheres em programas de mentoring.

Ana Claudia Ruiz é licenciada em Economia pela Universidade Ibero-americana do México e tem um MBA pela London Business School.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Coca-Cola Portugal tem uma nova direção-geral

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião