Sondagem dá vitória ao PS, mas PSD encurta distância

  • ECO
  • 20 Janeiro 2022

A 10 dias das eleições legislativas, a sondagem feita pela Universidade Católica dá a vitória ao PS, com 37% dos votos. Mas o PSD encurta a distância, reunindo agora 33% das intenções de voto.

O PS continua a liderar as intenções de voto dos portugueses na ida às urnas marcada para 30 de janeiro, mas PSD encurta a distância. Na sondagem realizada pela Universidade Católica, os socialistas detêm 37% das intenções de voto, ao passo que os sociais-democratas ficam pelos 33%.

Segundo a projeção divulgada esta quinta-feira, para RTP1, Público e Antena 1, o PS tem agora 37% das intenções de voto, menos dois pontos do que na última sondagem e apenas mais quatro pontos do que o PSD, que sobe nas intenções de voto dos portugueses para 33% (mais três pontos face à última sondagem).

O Chega continua a ser a terceira força política, recolhendo 6% das intenções de voto. Já no que toca ao quarto lugar, a sondagem da Universidade Católica dá agora um empate técnico ao Bloco de Esquerda (BE), CDU e Iniciativa Liberal (IL), com estas forças políticas a recolherem 5% das intenções de voto. Importa, no entanto, sublinhar que no caso do partido partido liderado por João Cotrim Figueiredo se trata de uma subida de um ponto face à anterior projeção, ao passo que os bloquistas caiem um ponto nas intenções de voto.

Segue-se o CDS-PP, PAN e Livre, todos a recolherem 2% das intenções de voto.

De referir que nesta projeção, 8% dos inquiridos “não sabem” se vão votar, 3% dizem que “de certeza que não iria votar” e 1% “não tenciona ir votar”.

Este inquérito foi realizado pela Universidade Católica Portuguesa entre 12 e 18 de janeiro de 2022. O universo alvo foi composto pelos eleitores residentes em Portugal, sendo que os inquiridos foram selecionados aleatoriamente a partir duma lista de números de telemóvel, também ela gerada de forma aleatória. Foram obtidos 1.456 inquéritos válidos. A margem de erro máximo associado a uma amostra aleatória dessa dimensão é de 2,6%, com um nível de confiança de 95%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sondagem dá vitória ao PS, mas PSD encurta distância

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião