Portuguesa Relive recebe um milhão para expandir negócio para o Texas

Startup fundada em 2021 por José Costa Rodrigues cruzou o Atlântico em direção ao Texas. Ronda de capital de risco vai financiar expansão e permitir a contratação de 15 pessoas este ano.

A Relive, uma startup portuguesa do setor imobiliário, recebeu um milhão de euros de um grupo de investidores para expandir o seu negócio para o Texas, EUA. A ronda foi liderada pela capital de risco nacional Shilling.

O fundador José Costa Rodrigues, que deu a notícia no LinkedIn, escolheu este mercado para dar o primeiro passo da internacionalização, depois de ter realizado meia centena de vendas e arrendamentos de imóveis em 2021, segundo números da empresa. Foi o primeiro ano completo de atividade da startup, depois da constituição em janeiro desse ano.

“É a nossa primeira ronda [de financiamento seed]. Antes disso, tinha havido outro investidor, que fui eu, com 150 mil euros na chamada pre-seed, brinca o empreendedor, em conversa com o ECO a partir dos EUA, para onde se mudou.

Fundadores da Relive: Sérgio Pinto Ferrás, José Costa Rodrigues e Henrique BrásD.R.

Com este milhão de euros, José Costa Rodrigues promete enraizar a startup num dos Estados norte-americanos preferidos dos multimilionários, por não cobrar impostos municipais (somente os federais). Planeia ainda recrutar 15 pessoas até ao final do ano, em áreas como programação e comunicação, das quais duas localizadas no novo mercado.

Além da Shilling, participam na operação os portugueses da Indico, Portugal Ventures e Bynd, e os norte-americanos da Techstars e da Accel, esta última conhecida por ter sido um dos primeiros investidores do Facebook, em 2005. O grupo conta ainda com alguns business angels, como Diogo Mónica, da Anchorage, e Pedro Bizarro, da Feedzai — dois “unicórnios” com ADN nacional.

“Conciliaram-se os interesses dos investidores portugueses e dos norte-americanos”, explica o fundador.

Num ano, diz, a Relive juntou “mais de 100 consultores”, a que chama de “empreendedores do setor imobiliário” e conta com “mais de 100 imóveis listados, de norte a sul”. “Se a banca é um mercado tão difícil de [revolucionar] e já está a ter grandes empresas, como o Nubank e a Revolut, porque é que a maior decisão da vida de qualquer pessoa, que é comprar ou vender casa, continua a ser tão tradicional?”, interroga.

A startup chegou ao mercado há um ano com o mote de “simplificar a jornada imobiliária”, contando com uma plataforma de ofertas e aplicações móveis, incluindo uma one-stop-shop para os seus consultores. A empresa considera-se uma proptech, termo aplicado às empresas em fase inicial que receberam capital de risco e desenvolvem tecnologia para o setor imobiliário.

José Costa Rodrigues ganhou notoriedade por ter fundado a Forall Phones, uma cadeia de lojas de venda de telemóveis e acessórios recondicionados (isto é, em segunda mão). O jovem, que lançou a marca ainda menor de idade, vendeu a empresa em dezembro de 2020 a um investidor chinês, por um montante que não foi revelado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portuguesa Relive recebe um milhão para expandir negócio para o Texas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião