Pressão na Rússia atira bitcoin para mínimos de cinco meses

As principais criptomoedas registam quedas acentuadas esta sexta-feira, depois do banco central russo anunciar o fim do uso e mineração. Bitcoin negoceia em mínimos de agosto passado.

A Bitcoin e as restantes criptomoedas estão a negociar esta sexta-feira em queda, com a bitcoin em concreto a desvalorizar 7,39%, para 38.960 dólares, um mínimo de cinco meses, e com o mercado global de criptomoedas a recuar 7,53% face ao dia anterior, segundo dados da plataforma CoinMarketCap.

Entre as outras criptomoedas, o Ethereum cai 8,57%, para 2.870 dólares. Os recuos desta sexta-feira surgem um dia após o banco central da Rússia anunciar uma proposta para a proibição do uso e mineração de criptomoedas, por receios de que estes criptoativos ameacem a estabilidade financeira, o bem-estar dos cidadãos e a soberania da política monetária, avançou a Reuters.

Entre as principais moedas em queda estão a Avalanche (-9,78%), Solana (-9,71%), Polkadot (-8,57%), Cardano (-8,54%), BNB (-7,97%) e Dogecoin (-6,46%). Já a Binance USD foi das poucas criptomoedas a registar uma subida, na ordem dos 0,17%.

Apesar do recuo motivado pelas notícias vindas da Rússia, o ECO noticiou que Portugal se prepara para receber as primeiras lojas físicas de bitcoin, através da Bitbase, uma startup espanhola. A empresa planeia abrir duas lojas de compra e venda de criptomoedas e instalar caixas automáticas para o mesmo fim, sendo que a primeira abre na semana que vem em Campo de Ourique, em Lisboa.

Já o presidente de Nova Iorque, Eric Adams, vai receber o seu primeiro salário em criptomoedas esta sexta-feira, nomeadamente bitcoin e Ethereum, revelando ainda o seu desejo de transformar a metrópole no centro desta indústria. “Nova Iorque é o centro do mundo e queremos que seja o centro das moedas digitais e outras inovações financeiras”, acrescentou o líder em comunicado depois de assumir o cargo em 1 de janeiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pressão na Rússia atira bitcoin para mínimos de cinco meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião